Edit Content

Menu

shutterstock_158212538_Christian-Lagerek

Inteligência Artificial e robótica são tendências para a indústria eletrônica

Inteligência Artificial e robótica são tendências para a indústria eletrônica

Multinacional japonesa investe globalmente em soluções que potencializam a produtividade e geram melhores resultados

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A inteligência artificial é apontada como uma das principais ferramentas para o setor industrial alcançar melhores resultados ao longo do tempo. Na indústria eletrônica, isso não é diferente. Segundo a Mitsubishi Electric hoje as fábricas já aplicam esse recurso na produção de itens de alto valor agregado e nas linhas robotizadas com alto volume de produção.

“Os recursos de inteligência artificial integrados aos robôs industriais permitem que os gargalos de produção possam ser reduzidos ao mesmo tempo que aumentam o nível de qualidade do processo e do produto.”, afirma Hélio Sugimura, gerente de marketing de automação industrial da companhia.

Pensando em tornar as linhas de produção cada vez mais eficazes, a Mitsubishi Electric desenvolve soluções específicas para o ambiente industrial.

O sistema de visão 3D tem aplicações para manipulação de componentes de dimensões reduzidas como terminais e conectores dispostos em posições aleatórias. Além disso, guia o braço robótico, dispensando o uso de mesas vibratórias.

Para manutenção preventiva, o  algoritmo do robô monitora os dados dos motores como velocidade e consumo de corrente. Essas informações são processadas e a partir daí são calculadas as folgas ou anormalidades do conjunto mecânico antes que ocorra uma parada do robô.  O benefício é poder planejar as atividades de manutenção, sem prejudicar a eficiência da linha.

 

No sistema de calibração automática de pontas, o próprio robô trabalha de forma coordenada com o sistema de visão e move um objeto de referência, capturando os pontos de forma automática.  Na prática, o tempo com o ajuste de pontos pelo operador cai de 20 minutos para apenas 30 segundos, reduzindo o tempo e custo de partida da linha.