Um estudo para compreender o atual cenário do mercado de automação e suas tendências, conduzido pela UiPath, identificou, entre outros achados, que a Inteligência Artificial deve impulsionar ainda mais o setor e que mais oportunidades de carreira estão surgindo para quem trabalha com automação.
A pesquisa “The State of Automation Professional” ouviu, entre março e maio deste ano, 1639 profissionais de diferentes indústrias e regiões do mundo – Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e Américas – sendo que 51% deles trabalhavam com automação de software internamente para suas organizações e 41% atuavam em consultorias e ofereciam aos clientes suporte com software de automação.
Como esperado, o uso de Inteligência Artificial deve crescer: 80% dos profissionais de automação planejam/desejam incorporar recursos de IA em seus processos de automação. Atualmente, 12% dos respondentes já incorporaram IA em todos os seus processos de automação e pretendem continuar fazendo isso no futuro.
“A sinergia entre automação de processos e IA é evidente e certamente cada vez mais empresas, dos mais variados segmentos de mercado, vão incorporar a IA às suas realidades. Na UiPath já temos trabalhado fortemente com os recursos de IA em todas as partes do mundo, trazendo muitos benefícios aos nossos clientes”, avalia Edgar Garcia, VP regional da UiPath para LATAM. Para 85% dos respondentes da pesquisa, a própria IA deve impulsionar ainda mais o crescimento do mercado de automação e 96% dos desenvolvedores acreditam que a IA será importante para suas carreiras e estão abertos a adotá-la mais extensivamente.
O crescimento da indústria de automação, por sua vez, atrai cada vez mais profissionais para o setor: 68% dos entrevistados relatam que sua empresa aumentou o número de pessoas trabalhando em automação de software nos últimos 12 meses.
A pesquisa também constatou uma enorme satisfação com as carreiras ligadas ao setor: 97% dos profissionais de automação estão satisfeitos com suas carreiras, sendo 66% muito satisfeitos, o maior percentual registrado pela UiPath nos anos desde a realização da pesquisa. Os profissionais afirmaram que entre as vantagens de atuar no segmento estão a confiança das lideranças para que realizem seu trabalho, flexibilidade de horário e oportunidade de trabalhar com novas tecnologias.
O estudo também apontou para a facilidade de migração de áreas correlatas para a automação de software: mais da metade dos entrevistados relatam que fizeram a transição para a automação de outras funções, sendo que os desenvolvedores geralmente vêm de um histórico de desenvolvimento de software, enquanto os profissionais de negócios atuavam anteriormente como analistas de negócios e gerentes de projeto.
“Sem dúvida, há muitas oportunidades de crescimento profissional no mercado de automação. A UiPath vem contribuindo para a formação desses profissionais ao longo dos anos por meio de programas de certificação de parceiros, da sua comunidade de desenvolvedores e da UiPath Academy, um programa educacional aberto, lançado há cinco anos e que já contabiliza mais de 900 cursos em dez idiomas e mais de 1,2 milhão de usuários”, destaca Edgar.
Outro ponto evidenciado na pesquisa foi o amadurecimento da automação de software como disciplina: as organizações estão deixando de automatizar processos legados e estão começando a automatizar processos usando ferramentas baseadas em IA.
“Nossos esforços são sempre no sentido de orientar as corporações a compreenderem a automação como um processo que deve envolver toda a corporação e não uma ferramenta de uso pontual para um problema. E cada vez mais os recursos de IA serão empregados na descoberta de oportunidades de automação nas empresas”, avalia Edgar.