A Ingenico ePayments, divisão de pagamentos móveis e online do Grupo Ingenico, avalia que no comércio eletrônico, para que haja conexão entre as lojas virtuais e o público jovem é necessário inovar nas opções de pagamento.
“Os varejistas devem se adaptar e oferecer soluções descomplicadas para manter os clientes interessados e aumentar a taxa de conversão”, afirma Matías Fainbrum, General Manager da Ingenico ePayments Latam.
Algumas das soluções apontadas pela Ingenico são:
Message Bots (em parceria com a Joinedapp)
Atualmente, existem 3 bilhões de usuários de aplicativos de mensagens no mundo. Desse número, 35% já usam tais aplicativos para conectar-se com os comerciantes com os quais têm interesse em realizar uma compra. Isso representa uma ótima oportunidade para os lojistas, já que eles estão em contato com seus clientes 24/7 e têm a opção de oferecer um serviço ou produto adicional, o que pode aumentar as receitas entre 10% e 30%. Além disso, é também uma vantagem para os clientes, que podem finalizar a compra sem a necessidade de sair da página da conversa.
Gamificação no checkout
Esta ferramenta permite que os comerciantes adicionem um jogo na página de confirmação do pagamento, onde podem oferecer descontos ou até mesmo dar a oportunidade para que o cliente recupere o valor do seu carrinho de compras. Isso serve para atrair mais clientes e aumentar as vendas, já que faz com que a conversão aumente em 15%, e o valor médio do carrinho de compras, em 25%.
TapHero (protótipo)
Usando a tecnologia NFC, o TapHero permite que os clientes façam compras ou paguem por serviços simplesmente aproximando o cartão de crédito/débito ao dispositivo móvel do comerciante, sem precisar inserir manualmente o número do cartão (o código CVV é solicitado por segurança).
Escaneamento automático e Pagamento Móvel (Protótipo)
Aproximadamente 62% dos clientes gostam de ver, sentir e experimentar os produtos antes de comprá-los. Cerca de 66% deles vão embora da loja física se a fila do caixa estiver muito longa. Com essa nova ferramenta de pagamento, o cliente pode entrar na loja, abrir o aplicativo, digitalizar os produtos que deseja comprar e efetuar o pagamento no próprio aplicativo. Há também a opção de escolher os produtos, escanear os códigos de barra de cada um deles e pagá-los no caixa, por meio de um QR Code. Isso oferece aos clientes a experiência completa de compras na loja física com a conveniência de um pagamento sem atritos. Para o comerciante, oferece ainda a vantagem de reduzir custos, devido à digitalização dos processos.
Telas conectadas (Protótipo em associação com a Think & Go)
As telas conectadas são grandes dispositivos que disponibilizam a venda de serviços ou produtos online, e são posicionadas em lugares públicos. Os clientes podem navegar pela tela, escolher o que desejam comprar e finalizar a compra aproximando seu cartão ao dispositivo. Esse modelo inovador amplia a aceitação de pagamentos e oferece a capacidade de criação de negócios ou lojas no conceito pop-up.