A Icaro Tech acaba de anunciar um novo produto para seu portfólio, o FlexForward. Classificado como uma plataforma de desenvolvimento de sistemas, o produto vai dar flexibilidade e agilidade ao desenvolvimento e implementação de soluções dedicadas às operações de médias e grandes empresas.
A novidade se destaca por ser uma tecnologia concebida com foco na área de operações, com criação e desenvolvimento realizado por profissionais que possuem experiência em operações inteligentes e, por isso, têm expertise para entender as demandas do mercado, o que deve destacar a nova oferta entre as opções de “prateleira” customizadas.
“A grande vantagem do uso da plataforma é que ela permite realizar a implementação de softwares em um prazo muito menor do que a média, com custo reduzido e qualidade superior. Utilizando como base os projetos desenvolvidos numa fase inicial de testes, em cenários reais de clientes, verificamos que a economia de tempo – do desenvolvimento à implantação – pode ultrapassar os 40%”, afirma Vinicius Regis, Head da área de Operations and Asset Management da Icaro Tech. “Financeiramente, o custo da plataforma se torna muito atraente, por conta do baixo valor de licenciamento, suporte e manutenção”, completa o executivo, que é líder da equipe responsável pelo desenvolvimento da novidade.
Os resultados de alta eficiência e custos baixos apresentados pelo FlexForward são possíveis devido a utilização de uma metodologia de padronização de desenvolvimento. Além disso, a reutilização de componentes, que passam a servir como base para a criação de – virtualmente – qualquer tipo de sistema, torna a plataforma altamente flexível e robusta, permitindo que o desenvolvimento seja feito de forma mais ágil que a média, além de redução nos custos não apenas de implantação, mas também de manutenção e evolução.
Em um dos cenários reais de testes, aplicado dentro de uma grande empresa da área de telecomunicações, a plataforma foi aplicada no auxílio da gestão de contratos e avaliação do nível de serviço prestado por terceiros, automatizando um processo originalmente manual, e que antes era feito de forma quase artesanal.
“Com o FlexForward, verificamos que houve um grande avanço na análise do cumprimento das exigências contratuais com terceiros, os chamados Acordos de Nível de Serviço (SLAs, na sigla em inglês). A análise automatizada desse fluxo de dados se tornou muito mais fácil, não apenas por conta da interface e usabilidade da ferramenta, mas também por ser mais colaborativa e de fácil compartilhamento. Além disso, o uso da plataforma também trouxe mais confiança à análise, com um acompanhamento mais sofisticado dos acordos com os fornecedores e muito mais rastreável, diminuindo as possibilidades de erros de cálculos e ocorrências de fraudes”, acrescenta o executivo.
Outro diferencial da plataforma é sua capacidade de expansão e evolução constante. Criada de forma modular e com capacidade de concentrar múltiplos sistemas em um único lugar, o produto se comporta como um “Portal de Portais”, permitindo não apenas o gerenciamento de outras aplicações, mas também a adição de outros sistemas em uma única área de trabalho. Segundo o Head de OAM da Icaro Tech “qualquer sistema, seja ele desenvolvido sobre a plataforma ou legado, pode ser acessado através do FlexForward”.
É o caso de outro cliente, também da área de Telecom, no qual a equipe da Icaro Tech utilizou a plataforma para substituir um sistema legado responsável pela consulta de plataformas de rede. Este, por ser instável e utilizar tecnologia ultrapassada, apresentava dificuldades de manutenção e evolução e, por não receber suporte adequado, prejudicava a produtividade de toda a equipe. “Em um período de três meses nossa equipe desenvolveu toda a aplicação, fez a migração e realizou diversos testes para garantir a estabilidade e usabilidade do sistema”, lembra Vinicius Regis.
“Conversando com os usuários, percebemos que o FlexForward contribuiu significativamente para aumentar a produtividade da equipe ao permitir que as informações estivessem em um único lugar. Com o sucesso desta primeira fase, inclusive, surgiram novas demandas para o produto, sendo que uma delas deu origem a um portal de apoio ao diagnóstico de problemas do cliente final, também desenvolvido e disponibilizado sobre a plataforma. A novidade neste projeto em específico, foi a incorporação da tecnologia cognitiva IBM Watson, responsável por analisar e interpretar o contexto das reclamações dos clientes, agilizando o diagnóstico do problema e o atendimento ao usuário final”, finaliza Regis.