Edit Content

Menu

308

IA segue como principal tendência de TI para 2024

IA segue como principal tendência de TI para 2024

Previsões da IDC indicam gastos acima de 25% para iniciativas de Inteligência Artificial para o próximo ano. Computação quântica também é uma tendência apontada como inevitável para os próximos anos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A virada de ano se aproxima e as consultorias destacam as previsões da área de Tecnologia da Informação para 2024. De acordo com a IDC, a Inteligência Artificial Generativa será o grande destaque no próximo ano. É estimado que até 2027, as 5.000 principais empresas da América Latina destinarão mais de 25% dos gastos-chave em TI para iniciativas de IA, impulsionando um crescimento de dois dígitos na inovação de produtos e processos.

Na visão da consultoria, as aplicações da AI serão embarcadas em diversos negócios. Até 2027, 80% da infraestrutura, segurança, dados e aplicativos dependerão de plataformas avançadas de controle para a entrega coordenada de serviços baseados em IA. No entanto, apenas metade das empresas conseguirá utilizar essas plataformas de maneira eficiente. Além disso, será necessário que o time de TI trabalhe na segurança e práticas claras de compartilhamento de dados com seus colegas.

 

Para ampliar o mercado, a previsão é que 35% dos contratos de serviços incorporem entrega facilitada por IA generativa até 2028, provocando uma transição nos serviços tradicionalmente realizados por humanos em direção a estratégias, transformações e treinamentos. Isso visa preparar as organizações para a presença generalizada de IA.

De acordo com Pietro Delai, diretor de Soluções Empresariais da IDC América Latina, o crescimento da equipe operacional não vai resolver os problemas. “Por isso a automação deve ser sempre considerada um ponto chave. Até porque, ironicamente, será a IA generativa que ajudará as empresas a treinarem trabalhadores tecnológicos de uma forma muito mais eficiente”, acrescenta Delai.

 

Computação Quântica

Segundo os executivos da NTT DATA, a Computação Quântica inevitavelmente gerará mudanças significativas em diversos setores da sociedade, com implicações especialmente notáveis na área de Segurança da Informação. No entanto, enfatizaram que tais transformações não devem se materializar em 2024. Explicaram que as poucas empresas envolvidas nesses estudos estão atualmente focadas em um processo preparatório cuidadoso, com o objetivo de integrar a tecnologia de forma eficaz às suas infraestruturas existentes.

 

Ainda assim, em junho de 2023, os cientistas da IBM obtiveram evidências de que, em até dois anos, os computadores quânticos superaram os comuns em tarefas úteis, como calcular propriedades de materiais ou interações de partículas elementares. Eles registraram os resultados de seu novo experimento na revista Nature.

Segundo o Gartner, em 2024, é esperado o surgimento dos primeiros computadores quânticos comerciais, antecipando um impacto considerável em diversos setores. Desde a pesquisa científica até a segurança cibernética e a descoberta de novos materiais e medicamentos.

 

Cloud Computing

A computação em nuvem já deixou de ser tendência e é cada vez mais uma realidade nas empresas, que apostam nesse modelo para ganhar agilidade e escalabilidade, além de segurança e economia, atendendo rapidamente às necessidades do negócio.

 

Segundo dados da Tenable, a consolidação de produtos e de fornecedores de segurança na nuvem será acelerada em 2024 devido à demanda dos clientes. Resultando em aplicações mais seguras, melhor otimização de recursos, competências e tempo, durante um período em que as organizações estão sendo pressionadas ao limite.

Um dos desafios destacados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em parceria com a IDC, será a complexidade de gerenciar ambientes de Multi Cloud, pois a grande maioria das empresas trabalha com múltiplas plataformas de nuvem. Cerca de 85% das empresas estão usando duas ou mais plataformas de nuvem, e 25% estão usando pelo menos cinco.

 

Por essa razão, um novo approach ao Cloud Computing está surgindo. Também conhecido por Meta-cloud, a tecnologia envolve a construção de uma camada de compatibilidade que fornece acesso a serviços comuns, como armazenamento e computação, IA, dados, segurança, operações, governança, e desenvolvimento e implantação de aplicações, de maneira consistente e com controle centralizado.

 

Conectividade

No “Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2023”, realizado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software e a IDC, o mercado de IoT deve chegar a R$ 11,2 bilhões em 2026, sendo 38% desse valor destinados à conectividade. As oportunidades estarão concentradas em conectar com eficiência endpoints de IoT, dispositivos móveis corporativos, substituir a infraestrutura de rede, além de convergir e combinar meios.

 

Para que todas as tecnologias avancem no mercado, a conectividade é um ponto importante. De acordo com a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, a adoção da tecnologia 5G está em um ritmo acelerado no Brasil, dados divulgados referentes ao mês de junho de 2023 revelam um crescimento de 13,33% comparando com o mês anterior, totalizando 11,4 milhões de acessos 5G no Brasil.