Edit Content

Menu

shutterstock_221669455_Scanrail1

IA revoluciona planejamento de viagens e expande opções para turistas

IA revoluciona planejamento de viagens e expande opções para turistas

De acordo com profissional, os algoritmos geram recomendações personalizadas, ajustadas para atender perfeitamente aos gostos e necessidades do viajante

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Tradicionalmente, planejar uma viagem envolve longas horas de pesquisa, comparações de preços e tentativa de encaixar todas as atividades desejadas em um cronograma limitado. Hoje, a IA promete simplificar esse processo, proporcionando experiências personalizadas e otimizadas. Ferramentas inteligentes podem analisar preferências individuais, comportamentos de consumo e tendências de mercado para criar recomendações sob medida, garantindo que cada viagem seja única e memorável.

 

Personalização com Inteligência Artificial

 

De acordo com Alexandre Rodrigues, gestor, CEO e cofundador da Wizzi, no contexto do turismo, a capacidade de analisar uma vasta quantidade de dados para compreender preferências individuais se traduz em recomendações precisas de destinos, acomodações, atividades e até mesmo culinária local. “Essa personalização vai além de simples sugestões, abrangendo também a otimização de itinerários para garantir que cada aspecto da viagem seja eficiente e prazeroso”, revela.

 

Para o especialista, um dos principais benefícios é a capacidade de fornecer recomendações sob medida. “Nossa ferramenta, por exemplo, sugere destinos únicos que podem não estar no radar do viajante, mas que correspondem perfeitamente às suas preferências. Isso abre um leque de possibilidades e descobertas surpreendentes, permitindo que os viajantes explorem novos lugares que atendem aos seus gostos e interesses”, pontua.

 

Com base em algoritmos avançados, é possível criar roteiros que maximizam a experiência de turismo, considerando fatores como tempo de deslocamento, interesses pessoais e a melhor sequência de atividades. “Isso garante que os viajantes aproveitem ao máximo seu tempo, otimizando a viagem”, relata.

 

O CEO acredita que outro benefício significativo é o gerenciamento de orçamento. “A tecnologia ajuda a planejar viagens dentro de um cálculo específico, oferecendo opções de custo-benefício para transporte, acomodação e atividades. Esse movimento facilita o planejamento financeiro, permitindo que os viajantes desfrutem de suas viagens sem preocupações com os gastos excessivos”, declara.

 

Como usar a IA para planejar uma viagem

 

Segundo Alexandre, o viajante deve começar definindo suas preferências de viagem, informando detalhes como tipo de destino desejado, atividades de interesse, preferências alimentares e orçamento disponível. “Com essas informações, a IA gera recomendações personalizadas, ajustadas para atender perfeitamente aos gostos e necessidades do viajante”, afirma.

 

Após receber as recomendações, o usuário pode explorá-las e ajustá-las conforme desejar. “É possível realizar buscas adicionais, adicionar ou remover elementos do itinerário e personalizar a viagem até que esteja completamente alinhada com as expectativas do viajante. Esse nível de customização garante uma experiência de viagem verdadeiramente única”, revela.

 

A Inteligência Artificial representa um avanço significativo no setor de turismo, oferecendo soluções inovadoras para o planejamento de viagens. “Ao abraçar essas tecnologias, os viajantes podem aproveitar ao máximo cada momento de sua jornada”, finaliza o cofundador da Wizzi.

 

Sobre Alexandre Rodrigues 

 

Alexandre Rodrigues é empreendedor, possui formação em direito e é autodidata em planejamento e investimentos financeiros. Cursou também dois MBA’s, sendo um em Gestão Empresarial e o segundo em Finanças pela FGV. Além disso, é Alumini da Singularity University.  Com 20 anos de experiência em administração e gestão, implementa de forma inovadora estratégias gerenciais e organizacionais. No turismo, possui mais de 15 anos de experiência.