Recentemente, na China, Huawei e Intel concluíram o primeiro teste “First call” independentes baseado nas especificações 3GPP Rel-15 de junho de 2018, concluindo assim todo o processo do protocolo 3GPP R15. O teste foi conduzido no laboratório do grupo de promoção China IMT-2020 para o 5G, durante a terceira fase da bateria de testes de P&D organizada pelo grupo.
Ambas as empresas têm colaborado consistentemente para o avanço da tecnologia 5G. Em junho passado, elas completaram o teste de laboratório IODT NSA e, no final de agosto, iniciaram o teste de campo, na terceira fase de testes do 5G na China. Desta vez, as empresas foram as primeiras a completar os testes independentes, reflexo da determinação de ambas as companhias em suportar a pesquisa, desenvolvimento e testes ao redor da tecnologia 5G. Ambas as empresas continuarão a promover a comercialização do 5G.
“A finalização dos do teste independente baseado no protocolo R15 é outro avanço importante para a Huawei no desenvolvimento do 5G. A Huawei irá continuar focada na comercialização de sistemas na terceira fase dos testes, e junto com seus parceiros, buscará o sucesso comercial do 5G”, disse Yang Chaobin, presidente da linha de produtos 5G da Huawei na China.
Para os testes, a Huawei forneceu a estação-base 5G e a rede 5G central, no padrão 3GPP R15, enquanto a Intel forneceu sua plataforma de testes 5G Mobile de terceira geração. Na banda de frequências de 3,5 GHz, as duas partes testaram o acesso inicial full stack, o registro e o estabelecimento do portador de rádio com NR RRC e a pilha de protocolo 5GC NAS baseada na arquitetura SA do padrão R15, concluindo assim a primeira chamada independente. Os testes atingiram resultados dentro do esperado.
“A plataforma de testes Intel® 5G Mobile tem sido uma tecnologia fundamental nos testes 5G globais e ajudará a definir os futuros casos de uso do 5G. Agora que o IODT (teste de interoperabilidade) para a arquitetura Standalone na terceira fase dos testes de P&D em 5G a foi concluído, estamos mais perto da comercialização do 5G e de oferecer aos usuários as poderosas experiências que essa tecnologia proporcionará”, conclui Asha Keddy, vice-presidente e gerente geral de padrões da Intel.