A Huawei comemora hoje, 6, em Brasília, sua trajetória de vinte anos no País. Com o slogan “20 anos no Brasil para o Brasil”, a companhia reforça sua estratégia de negócios e seu plano para continuar cooperando com a instituições locais na construção de um ambiente de negócios mais eficiente rumo à transformação digital.
A agenda do evento inclui apresentações de entidades governamentais, como o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, que destacam o atual cenário nacional de inovação e conectividade e como a Huawei ajuda a fomentar o ecossistema com suas tecnologias. Promover a inovação no Brasil é parte do DNA da empresa, que mantém quase 50% dos seus colaboradores globais destinados especificamente à área de Pesquisa e Desenvolvimento, com investimentos massivos.
“O Brasil é, tradicionalmente, um país entusiasta da tecnologia e que adota cada vez mais rápido as novidades do setor. Temos observado o progresso nacional em tecnologias de informação e comunicação, mas ainda há muito trabalho pela frente. Ainda há muito Brasil para conectar e incluir ditalmente. As empresas precisam caminhar rumo à transformação digital e adotar inovações que as tornem cada vez mais rentáveis e competitivas”, comenta Yao Wei, presidente da Huawei no Brasil.
O evento marca o reforço dos investimentos da Huawei no Brasil com a chegada de alguns de seus principais smartphones – como o P20Pro – , no terceiro trimestre do ano. Além disso, a Deloitte apresenta ao mercado um estudo inédito, que traça planos sobre como o Brasil deve agir para fomentar a infraestrutura de conectividade, inclusão digital e desenvolvimento tecnológico. O estudo é resultado de uma parceria da Deloitte com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, com foco em pesquisa e desenvolvimento, além de cooperação técnica em telecomunicações e TICs.
Recentemente, a Huawei fechou diversas parcerias com o governo para a aceleração do desenvolvimento e adoção de novas tecnologias no Brasil. Em março, um memorando foi assinado com a Prefeitura Municipal de Campinas e o CPqD, para a colaboração em pesquisa e experimentação de tecnologias de segurança pública no município. Na ocasião, a companhia assinou também um memorando com o MEC que promove colaboração em programas de capacitação profissional, certificação técnica e recomendação de políticas públicas para apoiar a expansão de infraestrutura tecnológica e as oportunidades de emprego geradas pelo mercado.