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Hiperautomação: ferramenta automatiza e aprimora atividades internas

Hiperautomação: ferramenta automatiza e aprimora atividades internas

A partir da automação de tarefas, é possível reduzir erros e melhorar a experiência do cliente, assim como auxiliar na eficiência e rapidez nos processos internos

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*Por Danielle Franklin

 

A transformação digital tem sido uma prioridade para as empresas em todo o mundo, à medida que buscam otimizar seus processos e melhorar a eficiência operacional. Nesse cenário, a hiperautomação surge como uma ferramenta poderosa, que incorpora uma variedade de tecnologias avançadas para automatizar e aprimorar atividades internas.

 

Com recursos como a inteligência artificial, machine learning e análise de dados, as possibilidades de automação se expandiram, permitindo que as empresas automatizem tarefas repetitivas e manuais, liberando recursos humanos para atividades de maior valor agregado.

 

Um dos principais benefícios da automação é o aumento da produtividade, em que tarefas simples e corriqueiras, não demandam tanta estratégia para ser resolvida. Para isso, atendendo à crescente demanda por eficiência e rapidez nos processos internos e conectando todas as ferramentas tecnológicas em um único sistema, a hiperautomação desempenha o papel de aliada para esse contexto.

 

O preenchimento de formulários, processamento de dados, atualização de registros e triagem de e-mails, são exemplos que podem ser facilmente automatizados.

 

Além disso, os chatbots e assistentes virtuais podem ser utilizados para responder a perguntas frequentes e fornecer suporte ao cliente de forma imediata e consistente, sendo possível direcionar os colaboradores para aspectos mais importantes. É comum que pequenos erros aconteçam em tarefas repetitivas e, com o uso de robôs para realizar esse tipo de serviço, o índice de erro tende a ser reduzido, sendo mais um benefício da hiperautomação.

 

Ao aumentar a produtividade e diminuir erros, é esperado que as empresam colham bons frutos em seus projetos. É possível, por exemplo, realocar colaboradores em áreas que precisem de mais atenção e estratégia, otimizando equipes, melhorando resultados e aprimorando a experiência do cliente.

 

Para essa finalidade, é necessário integrar recursos e soluções para estabelecer um ambiente automatizado e coeso. Portanto, a fim garantir o sucesso da implementação, vale considerar as tecnologias e soluções já disponíveis no mercado, analisar processos e atividades, assim como identificar as principais áreas da empresa que podem se beneficiar da hiperautomação. É importante determinar objetivos claros e KPIs que podem ser aprimorados com essa abordagem.

 

Além disso, criar um fluxo de trabalho automatizado e que integre diversos sistemas e soluções é essencial. É recomendado utilizar modelos de treinamento de machine learning para aprimorar a eficiência e precisão das operações automatizadas, garantindo a qualidade e segurança dos processos envolvidos, para proteger informações.

 

Por fim, ter o suporte de uma empresa especializada em automação ajudará a otimizar escolhas. Os especialistas podem auxiliar na implementação, fornecer orientações estratégicas e contribuir com o fluxo da equipe.

 

*Danielle Franklin é diretora comercial da Scala