Utilizando Machine Learning e Redes Neurais, a equipe de IT desenvolveu algoritmos que permitem detectar momentos chaves em um exame de ultrassom, além de organizar dataset para distribuição aos clientes
A tecnologia digital e o uso de dados estão transformando todos os aspectos da vida das pessoas, e na área da saúde não poderia ser diferente. Nos últimos anos observamos um grande avanço no uso de inteligência artificial (IA) e do Big Data, especialmente no cenário do pós-COVID.
É o caso, por exemplo, da Healthtech V-Lab que em 2022 também apostou na eficiência das IA’s para desenvolver a ferramenta necessária para a criação de um aplicativo de acompanhamento e acolhimento para gestantes. E para chegar ao resultado sonhado, a empresa contou com o apoio do programa NVIDIA Inception, oferecido pela empresa que redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial (IA), a NVIDIA.
Thiago Lima, CEO e fundador da Healthtech, explica como entraram no programa NVIDIA Inception, e como isso impactou na criação do App V-Baby. “Após observarmos um crescimento na demanda de distribuição e gravação de exames de ultrassom gestacional em 2020 e 2021, decidimos desenvolver um aplicativo que trouxesse ainda mais agilidade a estes processos, mas que também, oferecesse algo exclusivo para as mães. Utilizando machine learning e redes neurais, criamos um algoritmo capaz de detectar os melhores momentos em um exame de ultrassom, gerando clipes do batimento cardíaco, 3D, entre outros. O algoritmo também é capaz de anonimizar os exames, independente da marca e modelo do equipamento”.
O programa NVIDIA Inception é projetado para auxiliar as startups a evoluírem rapidamente, por meio do acesso à tecnologia qualificada, conexão com venture capital e suporte de co-marketing para aumentar a visibilidade, dessa forma, trazendo suporte em todos os estágios do ciclo de vida da empresa.
“O NVIDIA Inception oferece apoio a startups em todas as etapas do ciclo de vida delas e à medida que a startup amadurece, suas vantagens do programa também evoluem para promover o crescimento. A nível global, já passamos de mais de 9 mil startups em todo mundo e no Brasil contamos com negócios não só na área da saúde como também em finanças, segurança, entre outros”, conta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
No caso da V-Lab, participar do programa NVIDIA Inception permitiu a escolha e acesso à tecnologia da NVIDIA – GPUs em AWS Cloud. Esta foi utilizada para organização de datasets em vídeo estruturados e para exames de ultrassom obstétrico. Utilizando Machine Learning e Redes Neurais, a equipe de IT desenvolveu algoritmos que permitem detectar momentos chaves em um exame de ultrassom, e organizar esse dataset para distribuição aos clientes.
“A tecnologia entrega performance com a escalabilidade necessária para um treinamento mais rápido em machine learning, tendo as instâncias P4d do Amazon EC2 na nuvem equipadas com as mais recentes GPUs NVIDIA A100 Tensor Core”, conta Marcio.
Com o software V-Baby a V-Lab já vinha inovando na transformação digital de exames obstétricos ao dar a possibilidade de transmissão ao vivo, a partir de um link e gravação em nuvem, que pode ser usado até mesmo para obter uma segunda opinião médica, se necessário. Fora a vantagem de eliminar mídias obsoletas de registro, como DVD, exemplificando. E a partir disso, a V-Lab já transacionou o maior volume de exames de Ultrasound em vídeo do mundo, com mais 850 mil exames entregues.
Com menos de um mês de lançamento, o App V-Baby esteve entre os 100 aplicativos mais baixados na categoria “saúde”, e hoje já tem mais de 9000 usuários cadastrados.
Atualmente, a V-Lab está presente em 14 estados brasileiros, com mais de 220 centros de diagnóstico por imagem integrados, e acaba de anunciar sua internacionalização para os Estados Unidos. Ao total são mais de 800 mil horas de exames gravados, e por mês são mais de 20 mil exames adicionados em sua plataforma.
“Nós viemos para democratizar o acesso ao diagnóstico de ponta, por meio do uso inteligente de dados médicos em vídeo, trazendo processos de saúde dinâmicos para a era do Big Data. Após a pandemia nós tivemos a oportunidade de ver o quanto a tecnologia está se tornando cada vez mais essencial para o desenvolvimento da melhoria da vida humana. Usar uma tecnologia de IA para isso, como a da NVIDIA nos ajudou a desenvolver nosso produto e mostra o quanto estamos no caminho certo”, finaliza Thiago.