A HDI Seguros, seguradora de automóveis do Brasil, digitalizou suas comunicações com segurados e corretores, centralizando a geração e envio de mensagens multicanal e documentos transacionais na plataforma em nuvem de CCM as a Service da Direct.One.
Para substituir o tradicional modelo on-premises, baseado em altos investimentos de licenciamento de software com instalação na infraestrutura da própria empresa, a seguradora adotou a Plataforma em nuvem no modelo SaaS – Software como Serviço, baseado em custos operacionais sob demanda, que roda na nuvem, com mais agilidade e escalabilidade que acompanha o crescimento da empresa.
“Com a plataforma da Direct.One digitalizamos rapidamente o envio de documentos e mensagens para nossos clientes e corretores, tudo conforme as regras da SUSEP e com isso conquistamos um grande diferencial de mercado”, ressalta Ana Paula Soares, Diretora de TI da HDI Seguros.
Redução de Custos
Os principais objetivos do projeto incluíram não só a transformação digital das comunicações com segurados e corretores, como também, teve um grande foco na diminuição de custos com impressão e postagem das apólices, carteirinha do segurado e boletos de pagamento. A empresa tem previsão de economizar R$ 100 milhões em 2018 e R$ 140 milhões em 2019.
Com a plataforma de comunicação multicanal da Direct.One, a HDI Seguros passou a contar com uma visão única dos clientes, diminuindo o prazo de entrega do kit de boas-vindas, de 15 para 2 dias, que agora passa a ser customizado para cada indivíduo e 100% digital.
“Com a implementação do projeto de CCM as a Service, conseguimos centralizar a operação de geração, entrega e análise de documentos na plataforma Direct.One, que além de tratar dos múltiplos canais digitais, passou também a controlar os print centers parceiros, que passaram a trabalhar realmente como bureaus de impressão. Isso nos deu grande liberdade na negociação de valores, e se caso percebemos que o parceiro de impressão não está nos atendendo a contento, poderemos migrar facilmente para outro prestador. Com isso, conseguimos melhores negociações e mais agilidade nas implantações de documentos, fazendo em um único lugar.”, destaca Riberto Alexandre de Andrade, Gerente de Projetos da HDI Seguros.
Foco no Digital
Os clientes da empresa passaram a receber toda a comunicação em formato eletrônico, utilizando os principais meios digitais de comunicação, integrados a um fluxo de comunicação multicanal automatizado.
Assim que o seguro é aceito, o novo cliente recebe um e-mail de boas-vindas com seus documentos, convidando-o a conhecer o portal da HDI, onde ele encontra sua apólice, informações de relacionamento, a carteirinha do segurado e as formas de pagamento.
A HDI Seguros também priorizou a comunicação com os corretores, considerado um ponto fundamental no seu processo de vendas. A empresa criou um portal, bem como um aplicativo voltado 100% para os corretores, onde eles podem acessar todas as informações dos seus segurados para entender o seu relacionamento com a seguradora.
Futuro
A HDI Seguros espera continuar inovando seus processos, sempre levando em conta a satisfação dos seus segurados e base de corretores. O próximo passo é começar a testar outros itens da plataforma da Direct.One, como: envio de E-mail ou SMS com comprovação jurídica, para substituir o “AR” ou Aviso de Recebimento impresso, que são necessários, por exemplo, em processos de recusa de cobertura (sinistro) ou processos judiciais; utilização de sistema de inteligência artificial para identificação com antecedência dos clientes mais propensos a não renovação; validação das apólices em rede de Blockchain; Chatbots para entrega das apólices e documentos; entre outras novas funcionalidades da plataforma Direct.One.