Tecnologia auxiliou na reestruturação dos fluxos operacionais iniciados anteriormente pela operadora, com a adoção do conceito BPM (Business Process Management) e B.I (Business Intelligence), possibilitando atingir as metas da instituição
A HBC Saúde acaba de finalizar a implementação de um novo sistema de gestão para operadoras em suas unidades, o Philips Tasy. O projeto, conduzido pela Digisystem, teve início em janeiro de 2020 e, neste momento, já está em fase de execução do sistema.
De acordo com a Diretora Administrativa da HBC Saúde, Susana Mayra Terra, a principal motivação para a implementação da solução foi unificar o conceito de gerenciamento dos processos com uma solução que permitisse a criação de regras de negócio simples, seguras e em consonância com a agência reguladora. “Precisávamos enviar as informações obrigatórias à ANS seguindo toda a regulação vigente, além de aprimorar os processos operacionais, garantindo maior segurança, confiabilidade e disponibilidade das informações, e o Philips Tasy nos permitiu isso”, afirma.
Sendo assim, o sistema foi adotado em todas as áreas administrativas da operadora e é operacionalizado de acordo com a aderência realizada no projeto de implantação e conforme as diretrizes operacionais estabelecidas pela instituição, buscando seguir as melhores práticas para possibilitar uma gestão efetiva das informações. Para o Diretor Executivo de Saúde da Digisystem, Daniel Rocha, “a implantação de um ERP integrado é um grande momento para revisão de todos os processos, possibilitando o acesso a informações assertivas e na velocidade necessária para o seu negócio”.
Gestão efetiva e otimizada
Em fase de finalização do projeto, as vantagens observadas pela instituição foi que a padronização dos processos através do BPM, a utilização de BI e a implantação do Philips Tasy possibilitou aos gestores um melhor entendimento das regras de negócio, desta forma, otimizando os processos operacionais, gerando informações seguras para auxiliar a alta gestão na tomada de decisões. Além disso, Susana menciona que os processos operacionais relacionados a ANS foram aprimorados com o objetivo de atender a legislação e melhorar o índice do IDSS, publicado anualmente pela agência reguladora.
Outros benefícios obtidos com a implantação do sistema de gestão na operadora foram o aprimoramento das regras de negócios nas autorizações, que agora seguem o rol de procedimentos instituído pela ANS e a rastreabilidade das informações, sendo possível identificar todo o fluxo percorrido pelas informações.
A diretora ressalta que também houve importantes investimentos em infraestrutura e desenvolvimento de aplicativo e que atualmente a HBC Saúde é uma das poucas operadoras no Brasil que utiliza o Philips Tasy em nuvem.
“A Implantação do Philips Tasy com a Digisystem atendeu as expectativas da instituição, pois a solução aderiu aos processos operacionais e gerou melhor entendimento e integração entre os setores, disponibilizando, de forma satisfatória, informações para a realização de uma gestão ainda mais assertiva”, relata.
Com o sucesso desta parceria, a operadora já planeja outros projetos com a Digisystem, inclusive para o aprimoramento do sistema de gestão. “Estamos com a agenda de implantação prevista para o módulo de LGPD e o acompanhamento das atividades contábeis para a estabilização do fluxo operacional e envio das obrigações à agência reguladora”, finaliza o executivo.