Hamburgueria paranaense conseguiu adaptar o modelo de negócios e vencer obstáculos impostos pela pandemia com a ajuda de sistema voltado aos micro e pequenos negócios
O ano de 2020 trouxe muitos desafios para empresas do ramo de food service, que tiveram que se adaptar às mudanças de mercado e de logística impostas pela pandemia de COVID-19.
Descobrindo novas formas de atuação, os estabelecimentos se reinventaram para permanecer – e, até mesmo, crescer – neste cenário. Foi o caso do Quincho Food Travel (QFT), hamburgueria curitibana que, com o apoio do sistema Eleve Vendas, conseguiu adaptar seu modelo de negócios, vencer os desafios do momento e crescer no último ano.
A hamburgueria nasceu como uma lanchonete móvel (food truck), que circulava por todo o país. Desde essa época, o Quincho Food Travel já usava o sistema Eleve Vendas e observava diversos ganhos, como por exemplo a agilidade da cobrança de pedidos no PDV. Com a chegada da pandemia, os sócios-fundadores Antonio Andreatti e Juliano Zattar entenderam que o modelo seria prejudicado devido às medidas de restrição de circulação de pessoas. E foi então que decidiram explorar ainda mais as funcionalidades do sistema Eleve.
Desta forma, a empresa conseguiu mudar seu modelo de negócio, passando de uma lanchonete móvel para se estabelecer em um local fixo, priorizando o atendimento no sistema de delivery. Para isso, o QFT usou o cardápio digital do Eleve Vendas, uma versão web do cardápio integrada ao sistema da hamburgueria, que otimiza o atendimento.
“Uma das vantagens do cardápio digital é a praticidade para os nossos clientes, tanto na hora de fazer os pedidos, como nas formas de efetuar pagamentos. Muitos preferem realizar o pagamento online, por PIX, PicPay ou AME, ainda mais agora com a pandemia, o que é muito mais seguro”, explica Andreatti.
Outro ganho considerável com a utilização da funcionalidade foi o aumento da produtividade. “Antes era necessário direcionar uma grande quantidade de funcionários somente para tirar o pedido dos clientes via telefone ou WhatsApp, um processo que tomava bastante tempo de atendentes e clientes, já que era necessário explicar os nossos produtos, tirar dúvidas sobre ingredientes, anotar os pedidos e só então repassá-los à cozinha”.
Com a tecnologia, os pedidos passaram a ser recebidos e enviados para a cozinha de forma automática, otimizando o tempo tanto do cliente, quanto da hamburgueria. Agora a equipe pode dar atenção a outras questões, como a logística de entrega dos pedidos. E está dando certo: Antonio conta que o tempo de entrega diminuiu em 35% graças à solução Eleve.
“Para nós, é muito satisfatório ver empresas como o Quincho Food Travel conseguindo enfrentar os desafios, ampliar suas vendas e reduzir o tempo de entrega de forma considerável”, afirma Ramon Martins, diretor de Food Service e Micro e Pequenos negócios da TOTVS.
Antonio acredita que o Quincho Food Travel cresceu junto com as soluções da divisão da TOTVS para micro e pequenos negócios: “É nítido como a ferramenta avançou nos últimos tempos. O que antes era apenas uma frente de caixa com relatórios simples, hoje já é uma solução muito mais completa, com funcionalidades de atendimento à mesa, delivery, balcão, retirada na loja”.