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Grupo Unip Objetivo moderniza controle de acesso e salas de aula com catracas inteligentes e telas interativas

Grupo Unip Objetivo moderniza controle de acesso e salas de aula com catracas inteligentes e telas interativas

O grupo educacional economiza até R$ 9 milhões por ano em custos operacionais ao eliminar carteirinhas físicas em todas as suas unidades no Brasil, além de otimizar a interatividade entre professores e alunos com a adoção de smartboard

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O Grupo Unip Objetivo realizou um amplo projeto de atualização tecnológica nos colégios e no ensino superior. A iniciativa envolveu a implementação de leitores de QR Code em mais de 1.000 catracas posicionadas nas áreas de entrada e saída das suas instalações educacionais, além da adoção de 30 telas interativas para apoiar o ensino didático durante as aulas – beneficiando centenas de alunos dos cursos presenciais e a distância.

 

A organização reúne 27 campi e cerca de 30 faculdades associadas ou coligadas, além das unidades de ensino do Colégio Objetivo. O parque instalado de catracas para controlar o acesso e a saída de alunos em todas essas localidades ainda operava com base na leitura de códigos de barras impressos em carteirinhas físicas. Além de superada por outras tecnologias, essa solução tinha um alto custo, pois exigia a impressão e a entrega presencial das carteirinhas a cada renovação (realizada de seis em seis meses) ou para cada novo aluno matriculado. Essa rotina resultava em um processo logístico complexo e custoso.

 

Outro desafio era a necessidade de dar acesso a alunos do ensino a distância (EAD), que embora contassem com carteirinhas virtuais com QR Code para obter meias-entradas ou descontos culturais em eventos extracurriculares, não conseguiam utilizá-las para acessar prédios e laboratórios para atividades didáticas presenciais. Era preciso implementar uma solução universal, atendendo aos estudantes de todas as modalidades de ensino.

 

Leitores inteligentes e carteirinhas digitais

 

Entre 2022 e 2023, para viabilizar a modernização das catracas, o Grupo Unip Objetivo contou com o apoio da Seal for Education, braço voltado ao mercado de educação da Seal Sistemas, uma das maiores integradoras brasileiras de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos. Esse movimento evitou que todas as catracas precisassem ser trocadas – alternativa descartada pelo seu alto custo, estimado em cerca de R$ 10 milhões.

 

Em vez disso, a solução foi instalar leitores de QR Code desenvolvidos pela Zebra Technologies e integrá-los às catracas existentes. Para isso, a Seal Sistemas desenvolveu um middleware que permitiu a comunicação entre os leitores de QR Code acoplados às catracas e o sistema que gerencia o uso das carteirinhas.

 

Com essa implementação, todos os alunos presenciais ou EAD passaram a utilizar uma carteirinha virtual com QR Code, válido para todos os acessos e saídas. O processo de renovação semestral da carteirinha também se tornou 100% online, sem a necessidade de deslocamentos ou filas na secretaria. Com a eliminação de custos diretos e indiretos relacionados à impressão física, incluindo logística e operação, o grupo educacional estima ter obtido uma economia anual entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões.

 

“Os leitores de QR Code, instalados em ambos os sentidos das catracas, padronizaram o acesso em todas as nossas unidades no Brasil, permitindo a entrada e saída de alunos de forma mais ágil e segura”, explica Marcello Vannini, Chief Information Officer (CIO) do Grupo Unip Objetivo. “A parceria com a Seal Sistemas foi fundamental para alcançarmos resultados concretos, como a economia milionária em custos operacionais e a melhoria na experiência dos nossos alunos e colaboradores”, complementa.

 

Telas interativas: mais engajamento em sala de aula

 

Outro pilar do projeto de atualização tecnológica do Grupo Unip Objetivo é um projeto piloto de implementação de telas interativas, visando enriquecer as aulas presenciais em diferentes unidades localizadas em São Paulo (SP). Foram adquiridos 30 smartboards da BenQ, todos conectados à internet, com foco nos cursos de graduação em medicina – em quatro campi equipados com laboratórios – e em salas de aula do Colégio Objetivo.

 

As telas interativas permitem uma experiência de aprendizado mais dinâmica, dando ao professor a possibilidade de salvar o conteúdo didático na nuvem e compartilhar em tempo real com os dispositivos utilizados pelos alunos – estejam eles em sala ou acompanhando a aula a distância. Computadores, tablets e smartphones podem se conectar diretamente com os smartboards, facilitando o download de materiais de ensino.

 

“A receptividade das telas interativas pelos docentes foi bem positiva. Além da robustez dos equipamentos, sem registros de quebras ou problemas de hardware, a tecnologia já demonstrou que pode se tornar parte importante da nossa estratégia pedagógica”, diz Vannini. Em razão disso, o Grupo Unip Objetivo planeja desenvolver um aplicativo integrado aos smartboards para facilitar o compartilhamento e a gestão dos conteúdos didáticos.

 

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