Atualmente, a geração de dados cresce consideravelmente, e deve-se olhar para os dados como o matérias-primas de suma importância para os negócios. Pensando no novo modelo de trabalho, Simoni Oliani, founder da Toccato, teve a iniciativa de criar uma empresa que dialogasse com a principal etapa da transformação digital: a jornada do dado. A AnalisaBR foi o resultado dessa ideia, tornando-se uma organização que proporciona a transformação digital empregando o valor da jornada dos dados.
Com o objetivo de auxiliar a jornada das empresas na era digital, a AnalisaBR utiliza, além do Qlik, plataformas de low-code, iBPM, RPA, plataforma de dados em tempo real, ML e IA, disponibilizando produtos e serviços, com o objetivo de conduzir o negócio dos seus cliente para a era digital. A empresa atua desde o início do problema, na parte de captura e tratamento do dado – onde as empresas, geralmente, possuem uma maior deficiência.
As corporações lidam com dados operacionais e transacionais que são, normalmente, registrados em bancos de dados relacionais para serem analisados posteriormente. Além disso, existe uma infinidade de dados e informações importantes que estão armazenadas de forma totalmente desestruturada em planilhas ou até mesmo em papel. Muitos processos são sequenciados pelo envio de e-mails que são difíceis de rastrear, atrasando a geração do dado e da informação. Desta forma, os gestores gastam todo seu tempo lidando com problemas de produtividade e dificuldade de entender os dados produzidos que não geram, necessariamente, o retorno de uma informação e não têm tempo para pensar na melhoria e inovação do negócio; é aí que entra a participação dos profissionais da AnalisaBR, onde estruturam a jornada dos dados e fazem com que eles gerem informações produtivas à empresa.
Vania Rios, CEO da AnalisaBR, explica a importância de buscar a transformação digital através da jornada dos dados e o motivo pelo qual a organização pode apoiar nesse processo. “Ao organizar os processos da empresa e automatizá-los através do uso de linguagens de desenvolvimento ágil e utilizando ferramentas de RPA (Robotic Process Automation) e Case Management, a companhia passa a ter o domínio sobre os dados gerados internamente além da possibilidade de capturá-los de todas as fontes externas, incluindo IoTs e redes sociais”, diz.
Ela também explica que as metodologias adotadas pela AnalisaBR são rápidas, visando inovações para seus clientes. “Ao tratar esses dados em plataformas de monitoramento em tempo real e utilizando algoritmos que permitam aprender sobre o negócio, a companhia passa a ter a real condição de trazer inteligência operacional para a empresa ao automatizar decisões operacionais e liberar as pessoas para pensar no negócio. A AnalisaBR tem como direcionador a utilização de metodologias ágeis buscando proporcionar execução eficaz e trazer inovações práticas para seus clientes”, conclui.
Simoni Oliani, founder da Toccato, conta que para as empresas se adaptarem ao novo modelo de negócios, elas precisam analisar os dados com a finalidade de gerar informações. “Atualmente, passar horas criando planilhas com dados soltos não gera mais resultados. Os dados precisam ser analisados, relacionados e enriquecidos, além de auxiliar na tomada de decisões dos gestores. É neste contexto que a AnalisaBR é criada pelo grupo Toccato, com inovações práticas através de uma liderança que é efetivamente hands on”, explica.