Edit Content

Menu

shutterstock_356351672_Sergey-Nivens

Grupo Saga conta com Business Intelligence para apoio na operação

Grupo Saga conta com Business Intelligence para apoio na operação

Rede de concessionárias automotivas utiliza tecnologia Qlik para análise de dados e desenvolvimento estratégico da companhia

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Fundado em 1972, o grupo Saga é uma rede de concessionária automotiva que conta com 86 lojas divididas entre Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão, Porto Velho e Minas Gerais, representando 19 marcas no total. A outra frente de atuação do Grupo é a construção e administração de shoppings centers, que marca presença em Mato Grosso, Goiás e Brasília, sendo todos os quatro administrados pela Saga Malls, além de dois deles que foram também construídos pela empresa. Para 2020, os projetos são de aumentar essa lista em mais duas unidades. A expectativa é que o Grupo Saga, que hoje conta com quase 4 mil colaboradores, encerre 2017 com faturamento de R$ 4 bilhões.

 

Cada uma das 86 lojas automotivas conta com três sistemas diferentes, e, para trazer uma visão gerencial do grupo, integrando todos os sistemas, a companhia utiliza a plataforma de análises QlikView. O projeto foi trabalhado em conjunto com a companhia Desq, canal de vendas da Toccato. Hoje, todo o corpo gerencial de diretores do Grupo Saga utilizam o BI para ter em mãos de maneira rápida os números a respeito da operação da companhia. E isso proporciona que todas as decisões sejam tomadas de forma ágil e assertiva. Todo o tempo que seria demandado em extrair os dados de sistemas diferentes e produzir indicadores, é utilizado na análise desses dados, visando o crescimento da companhia.

 

“O QlikView é utilizado exclusivamente por executivos da Saga. Todos os dias os dados relevantes para os indicadores são exportados para dentro da solução. As informações são relacionadas a: estoque de cada loja, vendas, rentabilidade, indicadores financeiros, além de inadimplência. Pela manhã, esses indicadores já estão disponíveis para que novas estratégias sejam agilmente traçadas, sempre em tempo, pois temos os dados reais do dia anterior”, afirma Aldo Navarro, diretor do Grupo Saga.

 

De acordo com o executivo, a partir da utilização do Qlik, a principal benesse que impacta o Grupo Saga é a capacidade de tomar decisões de forma fácil e rápida, sem que seja preciso consultar cada sistema de todas as unidades. Para cada ação que o Grupo toma hoje, imediatamente é criado um indicador no Qlik para que se possa fazer o acompanhamento, além disso é uma ferramenta muito bem aceita por todos os gestores.

 

Hoje, os planos são de extensão de utilização do Qlik também para a frente de administração e construção de shoppings. O Qlik Sense já é utilizado, porém, de forma inicial ainda e o intuito é que em 2018 as operações deste pilar também sejam totalmente apoiadas pela solução. “A partir do uso diário da plataforma de análises Qlik, os colaboradores perceberam as diversas formas de utilização da solução, por exemplo as diversas personalizações que são permitidas e que facilitam os processos do dia a dia. Acredito que o projeto de expansão da utilização se deve, entre outros fatores, a flexibilidade do Qlik e como isso pode facilitar sua usabilidade”, garante Rogério Faria, sócio-diretor da companhia de tecnologia Desq.

 

E as vantagens da solução de análise vão além de resultados internos, o impacto se expande para competitividade frente a concorrência. Isso acontece em primeira instância devido à redução de custos. Ao utilizar o QlikView, o Grupo Saga não precisa manter um departamento que desenvolva todos os indicadores que são apresentados com o BI. A segunda vantagem competitiva gira em torno da visão sistêmica que é proporcionada e que possibilita agilidade e decisões que visam crescimento de forma certeira.

 

De acordo com Navarro, hoje a tecnologia está diretamente ligada a estratégia do Grupo Saga, pois o consumidor muda muito rápido, e a inovação é um importante apoio na adaptação a este novo modelo de negócios. O pensamento vai de acordo com o princípio da Toccato, de acordo com Leonardo Farah, CEO da companhia “poder estar presente em um grupo líder no segmento automotivo, nos deixa muito confiantes de que a plataforma Qlik colabora com melhores decisões. O segmento automotivo em especial requer pela sua essência competitiva, que os executivos estejam atualizados em tempo real, calibrando estratégias de venda e pós-venda diariamente. Além disso a necessidade de criar ofertas diferentes e fidelizar clientes, faz com que os dados sejam muito relevantes ao processo de tomada de decisões”, finaliza o executivo.