Apostando cada vez mais na produção de conteúdos digitais para a propagação nos principais meios de comunicação e tecnológico, o Grupo Globo investiu, em 2019, na construção de novos estúdios localizados na Zona Oeste do no Rio De Janeiro, considerados os três maiores da América e Latina, com alta capacidade de produzir novelas e séries em 4K.
Porém, com a nova aposta, alguns desafios surgiram. De acordo com Marcelo Fontana, Product Manager do Grupo Globo, para iniciar o processo de gravação e produção de alguma novela, por exemplo, era necessário contar com tecnologias. “A Dell já era nosso parceiro, mas tínhamos muitas dúvidas em como trocar nosso coração de infraestrutura de produção de conteúdo do entretenimento das novelas por algo que a gente ainda não tinha experimentado”, comenta Fontana durante apresentação no Dell Technologies Forum, em São Paulo.
Na visão de Fernanda Fleck, Executiva de Contas da Dell Technologies, a necessidade do Grupo Globo foi um grande desafio para a gigante de tecnologia. Segundo ela, foi importante procurar algumas referências fora do Brasil e uma das principais foi encontrada nos Estados Unidos, onde foi feita uma reunião nos estúdios do Diretor de Cinema, James Cameron, responsáveis por filmes de sucesso como Avatar e Titanic.
“Essa reunião no exterior foi muito interessante e depois disso, a Globo entendeu que a nossa solução seria ideal para ser implementada naquele momento nos estúdios do Rio de Janeiro, o que resultou em uma parceria de sucesso”, explica Fernanda.
Como benefícios gerados, o Grupo Globo passou a possuir um melhor fluxo de edição com conteúdos em 4K, uma implantação do modelo Media Lake, ganhos no tempo de entrega de produções de alta definição. “Agora, expandimos essa arquitetura e o grande benefício também foi conseguir produzir mais séries nesse padrão. No Globoplay, esse tipo de produção tem aumentado consideravelmente”, concluí o Product Manager da Globo, Marcelo Fontana.