Edit Content

Menu

Imagem 5

Grupo Fleury aposta em tecnologia para avaliar experiência dos colaboradores durante pandemia

Grupo Fleury aposta em tecnologia para avaliar experiência dos colaboradores durante pandemia

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Empresa adotou a solução Qualtrics Remote Pulse da SAP com objetivo de se manter conectada com seus funcionários, que estão em home office por conta da pandemia


A pandemia causada pelo coronavírus obrigou empresas de todo o mundo a adotarem o modelo home office, uma das alternativas para preservar o bem estar dos colaboradores, evitando assim o deslocamento até o local de trabalho. Diante disso, o grupo Fleury que conta com 1.200 funcionários da área corporativa, colocou 98% deles para trabalharem remotamente, atualmente a companhia tem um total de 10 mil colaboradores, além de 3 mil médicos e parceiros.  


Diante desse cenário crítico, a SAP resolveu tomar uma iniciativa e disponibilizou gratuita uma de suas soluções para os clientes e parceiros interessados, trata-se da ferramenta Qualtrics Remote Pulse, no qual o grupo Fleury começou a utilizar durante a quarentena com objetivo de avaliar melhor a experiência daqueles funcionários que se encontram em home office e como esse modelo está sendo visto por eles.


“Nesse momento de distanciamento, precisávamos de uma ferramenta que sentisse o “pulso” da organização e a solução tem essa capacidade, onde as pessoas pudessem expressar o que elas estão pensando”, conta Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury, durante coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira por meio de aplicativos online.


Ele conta que o Grupo Fleury usou a ferramenta para entender como as pessoas estavam se sentindo com o trabalho remoto. Em relação aos resultados alcançados, o executivo comenta que tem recebido feedbacks muito importantes e que ajudaram a entender melhor algumas situações de home office.


“Estamos recebendo excelentes retornos, o que é muito mais importante para manter a empresa funcionando, principalmente nesse momento. A gente tem que fazer a organização evoluir em um momento como esse”, completa Marinelli.


Retomada ao ambiente tradicional

Com a flexibilização da quarentena em São Paulo anunciada na última semana, Marinelli disse que foi realizada uma pesquisa interna com os colaboradores, no qual decidiram perguntar o que achavam do retorno ao ambiente tradicional de trabalho, apesar de não ter ficado surpreso com o número, não esperava que fosse dessa proporção.


“Apenas 1% dos nossos colaboradores corporativos quer voltar a trabalhar todos os dias nos escritórios, ou seja, 99% deles querem de alguma maneira, um modelo híbrido”, comenta Marinelli.


Uma segunda rodada de avaliação foi realizada e o resultado mostrou que muitos colaboradores do Grupo Fleury ainda estão preocupados com esse retorno, no ponto de vista do ambiente que elas vão ter para trabalhar e principalmente da segurança que enfrentaram no deslocamento de um local ao outro.  


Diante disso, o Grupo vai adotar um modelo híbrido nesse retorno, mantendo três ambientes a disposição, como o escritório, home office e work home, espaços onde as equipes vão poder se reunir durante essa retomada.


A ferramenta SAP Qualtrics Remote Work Pulse permite que as empresas façam um monitoramento da jornada do colaborador em trabalho remoto, avaliando desde as condições físicas, relacionados a infraestrutura de TI, acesso à rede, ergonomia até temas relacionados à saúde mental e gestão do relacionamento com seus pares.