Uma das maiores redes de varejo do Norte do país, a história do Grupo DB teve início em 1982, como uma rede atacadista. Em 1995, lançou o primeiro hipermercado na Amazônia. Atualmente, a rede de supermercados possui 27 lojas, sendo quatro na cidade de Boa Vista (Roraima), uma em Porto Velho (Rondônia) e as demais em solo amazonense.
O Grupo DB necessitava do suporte para fazer a auditagem na cadeia de qualquer movimentação dos produtos (como compra, vendas, transferências e devoluções), se adequando nas tributações interestaduais e também Regiões incentivadas. Devido à enorme complexidade fiscal do país, a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com 4 milhões de regras tributárias, foi a escolhida para dar este apoio e ajustar as questões fiscais nos três estados de atuação da rede.
O Cockpit – interface que proporciona o recebimento das regras ficais integradas ao ERP, e Parametrização Fiscal foram as soluções adotadas pela rede de varejo. O principal benefício visto nos sistemas é a garantia de uma informação correta da tributação para a aplicação no produto.
De acordo com Aleri Zanetti, Consultor do Grupo DB, é importante as lojas estarem em compliance fiscal para que os produtos não sejam cobrados de forma errada e a empresa não se prejudique com o Fisco. “Podemos sair perdendo quando tem uma tributação errada, o produto pode estar caro ou pode estar barato. Temos que aplicar a tributação correta. A margem de lucro torna-se uma consequência dessa equação na hora da composição do preço de venda”, conta.
Fábio Rodrigues, diretor da Systax, diz que a parametrização fiscal em empresas de varejo auxilia diretamente na otimização de tempo das equipes. “O Grupo DB e demais empresas precisam estar sempre atentos ao Fisco. A parametrização fiscal auxilia as equipes a otimizarem tempo. A Systax entra com sua expertise na área tributária para regularizar todas essas questões na empresa”, conclui o executivo.