A holding brasileira de cosméticos que atua no segmento de beleza desde 2010 buscava uma solução que automatizasse o aprovisionamento de infraestruturas e ambientes. Além disso, desejava agilizar o atendimento às necessidades de todas as unidades e transformar a área de TI em um centro de serviços para todo o Grupo. Esses objetivos foram atingidos com soluções e serviços da VMware, que também possibilitaram a conexão da TI do Grupo às principais nuvens públicas de mercado.
O time to market é fundamental para o modelo de negócios do Grupo Boticário. Por isso, o tempo gasto para entregar um ambiente de TI que atenda às áreas de negócio é determinante para o resultado da companhia. Para agilizar a entrega de infraestruturas e automatizar o processo de aprovisionamento, a organização buscou uma tecnologia que suportasse suas necessidades.
“Ter uma infraestrutura ágil é primordial para o nosso negócio. As soluções nos ajudaram a melhorar a capacidade do ambiente e, consequentemente, o desempenho, com uma redução no custo operacional e financeiro. Além disso, a nossa infraestrutura está conectada às principais nuvens públicas do mercado, o que nos ajudará a dar o próximo passo em direção à transformação digital” afirma Fernando Almeida, head de Infraestrutura e data center do Grupo Boticário.
O projeto
Foram muitas análises de mercado antes de conhecer a solução da VMware. Mais do que uma ferramenta, a companhia apresentou ao Grupo a possibilidade de reduzir o tempo de entrega de um ambiente completo de cinco dias para uma hora. Além da entrega, o processo de requisição de infraestrutura também precisava ser automatizado, pois, só assim, a companhia conseguiria garantir a agilidade necessária ao negócio.
Mais do que rapidez, a companhia também desejava melhorar a gestão financeira da área de TI. Para isso, precisava ter visibilidade do custo de cada ambiente entregue às áreas de negócio. Para acelerar essas questões, o Grupo Boticário contou com o apoio da área de Serviços e Consultoria da VMware e adotou como tecnologia a suíte vRealize, que é composta por diversas soluções.
O vRealize Operations permite monitorar toda a infraestrutura e as aplicações da companhia. Já o vRealize Log Insight ajuda a controlar e gerenciar falhas no sistema para corrigi-las o mais rápido possível. A empresa também implementou o vRealize Automation para automatizar a gestão de plataformas multicloud e o vRealize Business com objetivo de melhorar a gestão financeira da área de TI.
Com base nessas soluções, foi construído um portal por meio do qual são solicitados e entregues os ambientes de TI. Desta forma, ficou mais simples e rápido fazer requisições de infraestrutura. As tecnologias permitiram uma conexão do data center próprio às principais nuvens públicas do mercado. Portanto, além de conferir agilidade a todo o processo, o portal permite que os profissionais aprovisionem em multicloud.
Benefícios de negócio
O projeto teve início em setembro de 2016 e em apenas cinco meses o Grupo Boticário já visualizava o retorno. Transformar a TI interna em um centro de serviços trouxe inúmeros benefícios e possibilitou aproximar a área de TI ao negócio. Hoje, toda a infraestrutura própria está integrada a nuvens públicas do mercado, como IBM e AWS, e a previsão é aumentar gradativamente o consumo de aplicações da companhia nessas nuvens.
Além disso, com o portal, o processo de entrega ficou muito mais ágil e simples. “Antes, as áreas de negócios precisavam abrir requisições de serviços para o time de infraestrutura. Hoje, isso é feito de maneira automatizada através da plataforma da VMware, permitindo maior agilidade e segurança, visto que não existem mais processos manuais”, informa Marcelo Santos, Senior IT Principal Consulting do Grupo Boticário.
Como os processos também não eram automatizados, a área levava até cinco dias úteis para entregar um ambiente completo. Hoje, isso é feito em minutos. Além de conferir agilidade à entrega, as tecnologias da VMware permitiram uma mudança no perfil da área, que passou a ser mais proativa e estratégica para o negócio, podendo se debruçar em análises e mudanças para apoiar a transformação digital da companhia.
Mais do que isso, a abordagem da VMware ajudou a empresa a ter visibilidade do custo da TI. Hoje, há um descritivo de todos os valores da TI de cada área de negócio e de cada ambiente do Grupo, inclusive das franquias, o que possibilita saber o quanto representam em Opex e Capex. Esse detalhamento assertivo possibilita um melhor direcionamento dos investimentos da companhia.
Agora, o Grupo Boticário pretende continuar melhorando os índices de eficiência de consumo de recursos de TI com a virtualização de aplicações críticas, como bancos SQL. Além disso, a empresa avalia a adoção da plataforma de extensão de redes entre os data centers e o NSX da VMware, solução que garante a segurança interna das nuvens ao criar barreiras ao redor de cada aplicação, conceito conhecido como microssegmentação.