O Governo de Santa Catarina firma parceria com a ALE, que atua sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, para a implantação da plataforma Alcatel-Lucent Rainbow como ferramenta de comunicação e colaboração corporativa dos funcionários públicos do estado. Por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEA-SC), a implantação de uma solução inovadora tem como objetivo incentivar a colaboração corporativa. A partir de agora, Rainbow é a forma de comunicação interna em diversas secretarias e entidades do Governo de Santa Catarina.
“Todas as iniciativas da Secretaria da Administração têm como foco otimizar as aquisições realizadas pelo Governo do Estado. Estamos sistematicamente buscando soluções que possam gerar benefícios em iniciativas integradas, com preferência para sistemas abertos que nos ofereçam a possibilidade de ampliação com o menor custo e o máximo de aproveitamento”, pontua destaca o Secretário de Estado da Administração do Governo do Estado de Santa Catarina, Milton Martini.
O novo recurso permite uso de chat, áudio e vídeo, para manter os funcionários públicos sempre conectados, em qualquer lugar, com diversos tipos de dispositivos. Na primeira fase do projeto será possível a 40 mil funcionários trocar mensagens de texto, áudio e vídeo; compartilhar arquivos; criar grupos por área de atuação; e receber comunicados oficiais do governo. A previsão é de que, até o fim de 2018, 90 mil funcionários terão os mesmos recursos disponíveis.
O parceiro de negócios da ALE responsável pela implantação do projeto foi a Intuitiva Tecnologia, integradora de soluções em comunicação e colaboração. A instalação já chegou a diversos órgãos do Governo de Santa Catarina como Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Secretaria de Estado de Articulação Nacional, Secretaria de Estado do Planejamento, Defensoria Pública do Estado, entre outros.
De acordo com Nuno Ribas, head em Cloud Business para a região EUSO da Alcatel-Lucent Enterprise, “uma só plataforma de comunicação é o primeiro passo para o conceito de comunicações unificadas, o que exige uma infraestrutura de TI preparada para a enorme demanda da carga gerada por funcionários que usam cada vez mais dispositivos móveis e aplicações no ambiente de trabalho”.
Para o executivo, preservar o investimento inicial sempre que houver atualizações e novos produtos também é uma prioridade do projeto. Portanto, a escolha por projetos baseados em uma estrutura própria enxuta e serviços em nuvem é ideal, principalmente quando associada aos sistemas de comunicação existentes.