Em iniciativa inédita em Santa Catarina, o Governo do Estado anunciou, na última segunda-feira (02), o programa de inovação aberta, coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA). O projeto busca promover conexão com startups que desenvolvem soluções tecnológicas para auxiliar na digitalização da gestão estadual. A iniciativa será colocada em prática no âmbito do LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com a instalação de um time de inovação do Governo no Laboratório de Inovação Nidus, na sede da ACATE, em Florianópolis (SC).
“Com a entrada do Governo do Estado no LinkLab, as empresas do ecossistema de Santa Catarina terão a oportunidade de levar inovação e tecnologia para o dia a dia da gestão pública”, afirma Silvio Kotujansky, vice-presidente de Mercado da ACATE e idealizador do LinkLab. “O Executivo catarinense identificou oportunidades de melhoria e abrindo caminho para que outros Governos possam também pensar cada vez mais sobre inovação”, finaliza Silvio.
Com a parceria, o Governo do Estado inaugura um Laboratório de Inovação (Nidus), que tem o conceito de um ninho, para gestar novas ideias. “O Governo se integra à rede de inovação de Santa Catarina. Nós precisamos ser inovadores de fato, facilitar a vida do cidadão e encontrar soluções para os problemas dos catarinenses. É uma iniciativa inédita no Estado que nos permitirá avançar nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura. Tudo é possível quando abrimos espaço para a inovação”, afirma o governador Carlos Moisés da Silva. A Polícia Militar de Santa Catarina é o primeiro órgão a atuar no Nidus.
Compuseram seção de autoridades na cerimônia o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; o Secretário Executivo de Comunicação, Ricardo Dias; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) Sérgio André Maliceski; os secretários de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca; Educação, Natalino Uggioni; e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino; e o presidente da ACATE, Daniel Leipnitz.
Lançamento programa de educação
Foi lançado na mesma cerimônia também o EDUtec, programa do Governo do Estado de Santa Catarina que busca qualificar e capacitar estudantes e egressos das instituições públicas de ensino médio para o mercado de trabalho em tecnologia da informação e comunicação. O programa começa a operar no início de 2020, e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Educação e em parceria com a Vertical Educação da ACATE, na indicação das principais demandas do mercado e das diferentes regiões do Estado. O programa começa disponibilizando 500 vagas em 120 escolas de 16 municípios de Santa Catarina e o Governo prevê que, até 2023, todas as escolas públicas que tenham ensino médio serão contempladas com o programa em seu currículo.