O Brasil é um dos primeiros países a receber uma nova versão do Primer, aplicativo gratuito com lições de negócios e marketing digital, focada na capacitação de pessoas que querem melhorar o currículo e aumentar as chances de conseguir um emprego. Agora, quem concluir quatro lições dentro de um mesmo tema receberá uma das 18 especializações disponíveis no app como, por exemplo, “Planejamento de Negócios”, “Construção de Marca”, “Vídeo Marketing”, “Marketing Digital 1” e “Comunicação com Cliente”.
A versão 3.0 do aplicativo traz 127 aulas em português (60 a mais que em 2016) distribuídas em quatro grandes temas: Negócios, Métricas, Marketing e Conteúdo. Para conquistar uma nova especialização, o usuário precisa escolher uma habilidade e completar as lições previstas. O material pode ser acessado off-line, sem a necessidade de gastar o plano de dados, e foi pensado para ser estudado de maneira prática e rápida – as aulas têm, em média, cinco minutos de duração. O aplicativo está disponível para IOS e Android.
Hoje, o Brasil já é o segundo em número de usuários do Primer, com mais de 1,6 milhão de downloads, atrás somente da Índia. Com a nova versão, o Google quer ampliar o foco do aplicativo e ajudar a criar novas oportunidades econômicas para os profissionais que estão à procura de emprego. “Para usar o Primer, basta ter um celular na mão e vontade de aprender. É uma maneira democrática de usar a tecnologia para educar e capacitar pessoas, oferecendo conteúdo relevante, fácil de absorver e, mais importante, que pode ajudar a abrir novas portas na busca por um emprego”, diz Susana Ayarza, diretora global do Primer.
As aulas do Primer são elaboradas de duas formas: em parceria com especialistas de mercado como Avinash Kaushik, evangelista de marketing digital do Google, ou baseadas em estudos de casos de empresas como Unilever e AirBnB. Para quem tem dúvida sobre a relevância desse tipo de conteúdo, basta dar uma rápida analisada no que as pessoas estão buscando no Google. “As buscas por temas como ‘‘O que é marketing digital?’, ‘Onde estudar marketing digital?’ e ‘Cursos de marketing digital’ já cresceram 25% em 2017, na comparação com o ano passado. Estamos falando de milhões de buscas por ano, então, o brasileiro tem sim interesse no tema e quer adquirir esse conhecimento para colocá-lo em prática”, complementa Ayarza.
Desde setembro, estudantes do grupo Kroton, que inclui instituições de ensino superior como Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar, puderam conferir com exclusividade as novidades do Primer, agora disponível para todo o para todo o país. A parceria entre as empresas foi firmada via Canal Conecta, plataforma de empregabilidade da Kroton disponível gratuitamente para todos os mais de 900 mil alunos do grupo. Atualmente, são mais de 260 mil alunos ativos, 71 mil vagas publicadas e 8 mil empresas cadastradas. A cada três entrevistados, um candidato é contratado via portal.
“O Canal Conecta é uma ferramenta que une o empregador e o acadêmico. Quando a vaga encontra o perfil do candidato ideal, acontece o match e a assertividade da plataforma otimiza o tempo de processos seletivos para as empresas e amplia as oportunidades disponíveis para nossos alunos. Entendemos que a utilização do Primer por nossos estudantes é também uma ferramenta catalizadora de oportunidades”, afirma Fábio Lacerda, diretor de RH e Empregabilidade da Kroton.