O Google Cloud Next ´18 acontece essa semana em São Francisco com mais de 20 mil pessoas participando presencialmente – e outras 250 mil acompanhando online – de 86 países e mais de 1.800 cidades. O evento traz anúncios estratégicos de novos produtos e recursos, por meio da inteligência artificial e ferramentas para colaboração, mostrando como o Google está construindo uma nuvem que beneficiará a todos.
O Google Cloud apresentará duas novas ofertas com o objetivo de aproximar Kubernetes e a computação sem servidor: o complemento sem servidor do Google Kubernetes Engine e o projeto de código aberto Knative. É um ambiente de desenvolvimento ideal que permite aos desenvolvedores se concentrarem em seus códigos e empresas pagando apenas pelos recursos que realmente precisam e usam.
No campo da inteligência artificial, o Google Cloud tem mais de 14 mil clientes pagantes para serviços de inteligência artificial – Cloud AI – e mais de 18 mil empresas usando o Cloud AutoML, que permite que usuários com conhecimento limitado em aprendizado de máquina desenvolvam modelos personalizados de alta qualidade.
Durante o evento, a gigante de tecnologia destacou várias novidades, como a extensão do AutoML, com com versões públicas de testes do AutoML Vision, AutoML Natural Language e AutoML Translation, e o novo Cloud Services Platform, um conjunto integrado de serviços de cloud que traz o melhor da nuvem para as empresas, automatizando ambientes multi-clouds. A integração dos serviços na nuvem permite aos clientes melhorar a velocidade e a confiabilidade, para manter a governança em escala e, assim, se beneficiar de um ecossistema aberto.
Fazer mais com AI
Oferecer a melhor experiência ao cliente é o objetivo número 1 dos contact centers. Com a democratização contínua da IA, essa meta está mais fácil agora, pois a tecnologia e as ferramentas da inteligência artificial podem proporcionar uma experiência melhor, tornando o atendimento de alta qualidade acessível 24 horas por dia, sem filas, e ajudando o atendimento a antecipar e responder melhor às necessidades do cliente.
Hoje, o Google está fazendo novos anúncios importantes para tornar essa visão uma realidade, incluindo novos recursos do Dialogflow, para criar agentes virtuais com tecnologia de IA para o contact center com maior facilidade, e uma nova solução de IA do Google Cloud Contact Center, que agrupa esses recursos com outras ferramentas para assistência e análise em tempo real.
Competitividade
O Google quer transformar a maneira como os negócios de todos os tamanhos trabalham, com soluções seguras, inteligentes e simples, como o novo Gmail que está sendo disponibilizado para os clientes de G Suite e está sendo lançado agora. Além disso, o Google Drive, tanto na versão de G Suite como a aberta a todos, está no caminho de se transformar no oitavo produto do Google com mais de 1 bilhão de usuários.
Outra novidade é o o BigQuery ML, disponível agora na versão de teste, que traz machine learning para mais perto das suas informações usando instruções simples de SQL. Ele ajuda as empresas a fazerem análise inteligente de dados, aumentando os insights para definir e ajudar suas estratégias de negócios.
O Google também apresenta dois novos produtos para ajudar clientes a desenvolver e implantar dispositivos conectados inteligentes em escala, baseados em modelos de machine learning na nuvem: Cloud IoT Edge, que consiste em dois componentes de tempo de execução que pode ser executado no Android Things ou em um sistema operacional baseado em Linux; e o Edge TPU, o chip ASIC do Google projetado especificamente para executar os modelos do TensorFlow Lite ML no limite.
Case LATAM Airlines
Para ilustrar todos os benefícios que a nuvem pode trazer para os negócios, a LATAM Airlines contou sua bem-sucedida jornada para a nuvem. O G Suite desempenhou um papel fundamental na conexão dos mais de 50 mil funcionários após a fusão da TAM e da LAN.
Depois desta experiência, a empresa está migrando agora sua infraestrutura de TI para a nuvem com o Google Cloud Platform. Hoje a LATAM já usa serviços como o Big Query para criar algoritmos que permitem a entrega de ofertas personalizadas aos passageiros, e está na jornada para ser uma empresa “Cloud First”.