Edit Content

Menu

google

Google anuncia ativação de cabos submarinos

Google anuncia ativação de cabos submarinos

Primeiro cabo, ligando EUA e Brasil, já está em funcionamento. Mais dois cabos devem entrar em operação até o fim do ano

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Google tem sete plataformas com mais de um bilhão de usuários e o Brasil está entre os 5 principais mercados para a companhia, não só em tamanho, mas também em engajamento. E para mostrar que está comprometido com o País, a empresa reuniu ontem, 07, em São Paulo, 450 pessoas no Google for Brasil para falar sobre os esforços em construir novas soluções para tornar a internet cada vez mais inclusiva.

 

Uma das novidades mais voltada para o mercado corporativo é o anúncio da ativação de cabos submarinos que têm como objetivo melhorar serviços no Brasil e na América Latina. Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, anunciou que o MONET, cabo submarino que conecta Boca Raton, na Flórida, à Fortaleza e depois Praia Grande, no Brasil, já está em operação.

 

Construído em parceria com Algar Telecom, Angola Cables e Antel, o MONET tem 10.556 quilômetros de extensão e seis pares de fibra óptica, capazes de entregar até 64 terabytes de dados por segundo. Até o fim do ano, o MONET será acompanhado pela ativação de outros dois cabos: o TANNAT e o JÚNIOR.

 

Com 390 quilômetros de extensão, a missão do JÚNIOR é conectar Praia Grande ao Rio de Janeiro e, por meio de uma interligação com o MONET, garantir um melhor fluxo de dados entre dois dos Estados mais populosos do Brasil. O JÚNIOR conta com oito pares de fibra óptica e, ao contrário dos seus outros dois “irmãos”, será exclusivamente operado pelo Google.

 

Além disso, o JÚNIOR conta com tecnologia nacional em seu “coração”. Os repetidores, responsáveis por reforçar o sinal dos dados durante o percurso do cabo, foram desenvolvidos pela PadTec, de Campinas. Graças ao investimento do Google, a empresa se tornou o primeiro player brasileiro no mercado internacional de cabos submarinos.

 

“Uma infraestrutura de rede robusta é essencial para deslanchar o potencial da internet na América Latina, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico, social e cultural. Estes três cabos vão ajudar a suprir essa demanda ao ampliar a infraestrutura digital da região, tornando a transmissão de dados mais eficiente, veloz e segura”, completa Fabio Coelho.

 

O Brasil em números

 

Nos últimos 12 meses, as buscas por meio de dispositivos móveis cresceram 25% no país, que é um dos cinco com maior volume de pesquisas. O Brasil se tornou o terceiro país mais ativo no uso do Google Assistente em dispositivos móveis. O português se tornou o segundo idioma mais popular do Google Assistente no mundo em smartphones.

 

As plataformas da gigante de tecnologia também ajudam na conexão entre consumidores e comerciantes, gerando mais de 90 milhões de ligações telefônicas e mais de 70 milhões de orientações de como chegar a um estabelecimento todos os meses a partir de plataformas como a Busca e o Maps.