O Gartner aponta que os gastos mundiais com TI somarão US$ 3,5 trilhões em 2017, um aumento de 1,4% com relação a 2016. Esse crescimento é menor do que a previsão do trimestre anterior de 2,7 %, em parte devido ao aumento do dólar (tabela 1).
“A força da moeda norte-americana cortou US$ 67 bilhões da previsão dos gastos com TI para este ano. As oscilações do dólar comprometerão os ganhos dos fabricantes de TI multinacionais sediados nos Estados Unidos em 2017”, afirma John-David Lovelock, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.
O relatório de previsão de gastos mundiais com TI do Gartner é um importante indicador das principais tendências de tecnologia em termos de hardware, software, serviços de TI e telecom. Há mais de uma década, executivos de TI e de negócios de todo o mundo utilizam esses relatórios trimestrais para reconhecer oportunidades e desafios do mercado e basear suas decisões empresariais fundamentais em metodologias comprovadas.
Segundo o Gartner, o segmento de sistemas de Data Center crescerá 0,3% em 2017. Embora esse número esteja acima do aumento negativo de 2016, o setor está passando por uma desaceleração do mercado de servidores. “Estamos presenciando uma mudança em quem está comprando e de quem”, diz Lovelock.
“As empresas estão migrando da compra de servidores dos fabricantes tradicionais. Estão alugando o serviço em Nuvem de companhias como a Amazon, Google e Microsoft. Isso levou a uma redução nos gastos com servidores que está impactando o segmento de sistema de Data Center como um todo.”