Um estudo do Gartner prevê que gastos mundiais com TI crescerão 7,9% em 2025. Segundo a pesquisa com 252 líderes seniores de vários setores na América do Norte e na Europa Ocidental em que 62% dos entrevistados identificaram a IA como fator que definirá a competitividade nos próximos 10 anos. E a competitividade é o principal motivo pelo qual as empresas investirão em tecnologia e mudanças nos negócios (64%) em um ambiente em erosão.
De acordo com os dados os Data Centers estão experimentando um aumento impulsionado pela GenAI, com gastos em servidores otimizados para IA, que eram praticamente inexistentes em 2021, esperados para triplicar em relação aos servidores tradicionais até 2027.
“Embora haja uma pausa nos negócios em relação a novos gastos devido ao aumento da incerteza global, o efeito é compensado por iniciativas contínuas de digitalização com Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Artificial Generativa (GenAI)”, diz John-David Lovelock, Vice-Presidente Analista Distinto do Gartner.
“Por exemplo, espera-se que o crescimento dos gastos com software e serviços em 2025 diminua devido a essa ‘pausa por incerteza’, mas os gastos com infraestrutura relacionada à IA, como sistemas de Data Center, continuam a aumentar”, complementa.
Os pesquisadores afirmaram que a partir do início do segundo trimestre de 2025, houve uma “pausa por incerteza”, que abrangeu uma suspensão estratégica de novas iniciativas em vários departamentos, incluindo TI. Essa pausa é motivada pelo aumento da incerteza e dos riscos geopolíticos. Em resposta, o setor corporativo global está adotando maior cautela à medida que as empresas buscam mitigar os impactos negativos desses desafios multifacetados.
A mesma pesquisa do Gartner constatou que 61% das empresas começaram 2025 em uma posição melhor do que no mesmo período do ano passado, mas apenas 24% esperam terminar o ano à frente de seus planos para 2025. Esse sentimento foi consistente em todos os setores, em graus variados.


