A corrida entre fornecedores de Inteligência Artificial (IA) está reestruturando o setor de tecnologia, e todos eles devem reavaliar o que é necessário para competir e vencer nesse cenário em evolução, de acordo com o Gartner.
Com várias corridas entre fornecedores de Inteligência Artificial ocorrendo em todo o stack tecnológico de IA, o Gartner está analisando quais estão mais bem posicionados para vencer, abrangendo desde grandes fornecedores até concorrentes em ascensão e novos entrantes.
No relatório “The AI Vendor Race: What It Takes to Win in Volatile Conditions”, analistas explicam que os relacionamentos tradicionais de valor entre fornecedor e empresa não impulsionarão a adoção de Inteligência Artificial, e não é suficiente vender uma ferramenta de IA e esperar que os clientes encontrem valor.
De acordo com a análise, o mercado de modelos de GenAI deve crescer 149,8% em 2025, ultrapassando US$ 14 bilhões. Até 2028, o Gartner espera que o mercado se estabilize em um crescimento anual de 38%, à medida que a Inteligência Artificial Generativa se torna cada vez mais incorporada às aplicações. Enquanto isso, espera-se que o mercado global de servidores otimizados para IA cresça 90,9% em 2025 e, até 2027, quase todos os dispositivos de computação premium serão habilitados para IA.
“A corrida entre fornecedores de IA não conta com uma competição única com uma linha de chegada clara, mas sim uma série de competições sobrepostas, em que o objetivo final pode variar desde a liderança de mercado até avanços tecnológicos, ou simplesmente a manutenção da relevância”, diz Anthony Bradley, Vice-Presidente de Grupo do Gartner.
Além disso, o pesquisador reforça que os fornecedores devem prestar muita atenção às mudanças frequentes no mercado para obter vantagem e proteger sua posição. E que isso requer uma compreensão das capacidades dos concorrentes, e de seus movimentos demonstrados e prováveis na corrida. “Os fornecedores também precisam ter um entendimento profundo dos comportamentos de adoção da IA e de como estão posicionados na corrida em relação aos concorrentes para atender ou até mesmo estimular a demanda”, afirmou.
O relatório afirma que a corrida da Inteligência Artificial está em constante mudança. As vantagens da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) estão se desgastando muito mais rapidamente do que em outros ciclos de inovação, colocando mais pressão sobre os fornecedores de tecnologia. Por exemplo, líderes enfrentam um mercado de GenAI em rápida maturação, no qual, em menos de 36 meses, a capacidade de Inteligência Artificial Generativa se tornará um requisito básico para as ofertas. De fato, todo o mercado de software já superou a vantagem do pioneirismo e, até 2026, mais dinheiro será gasto em software com GenAI do que sem.


