Instituição reduziu custos com equipe, tempo de gestão de ativos e garantiu a conformidade com os padrões de segurança da informação
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) apostou nas soluções da Quest Software para melhorar a gestão de seus mais de 4.500 dispositivos.
A Fundação CASA faz parte da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A Instituição executa medidas socioeducativas em regime fechado para adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos incompletos. A gestão de ativos de tecnologia da informação não proporcionava visibilidade e agilidade necessárias para garantir a segurança e conformidade dos dispositivos, pois a atualização de manutenção do hardware era feita manualmente.
“Essas tarefas exigiam intervenção manual, mas causavam erros no mapeamento de dispositivos, o que nos dava uma visibilidade parcial da infraestrutura. Antigamente, levávamos semanas para coletar as informações em um relatório abrangente sobre os dispositivos e as licenças, mas com a solução KACE da Quest tudo está pronto em questão de minutos”, afirma Julio Signorini, Diretor-Executivo de TI da Fundação CASA.
A implementação do KACE Systems Management Appliance foi realizada pela Formato e pela LenanzoTech, parceiras da Quest. Agora, a Fundação administra 4.500 dispositivos com um funcionário de TI, em vez de três e ainda realiza o monitoramento do sistema e seus end-points em questão de minutos, em vez de semanas. Com isso, garante padrões de conformidade com os requisitos de informação e segurança, sendo compatível com tecnologias inteligentes para auxiliar a equipe na tomada de decisões, e reduzindo despesas administrativas públicas.
A organização trabalha em estreita colaboração com os municípios para garantir que os adolescentes acautelados com internação ou internação provisória (privação de liberdade), ou semiliberdade (com atividades realizadas na comunidade) possam permanecer próximos de suas comunidades de origem. Essa prática é essencial para diminuir os índice de reincidência e a ocorrência de rebeliões. Com a solução da Quest, os usuários de tecnologia na Fundação CASA resolvem seus problemas mais rapidamente e podem se concentrar no trabalho, sem interrupções na produtividade.
“Com um mapa completo dos dispositivos e pontos vulneráveis na nossa infraestrutura, podemos implantar atualizações rapidamente para corrigir as falhas de segurança em vários aplicativos ou em nível do hardware. Implantamos correções com rotinas de programação executadas pelo KACE, aplicando as medidas de remediação em poucos minutos, em vez de precisar de 20 a 30 minutos na assistência técnica tradicional. Se a assistência destaca um problema comum em toda a rede, a equipe de TI aproveita o KACE para automatizar a remediação”, afirma Signorini.
Implantar o KACE Systems Management Appliance foi crucial para a Fundação CASA utilizar cloud computing. Com tecnologias tanto públicas como privadas na nuvem, a organização fará a transição para uma plataforma DevOps. A equipe de TI também tem intenção de implementar a solução One Identity, que complementaria a gestão de sistemas, o KACE e, principalmente, garantir acesso seguro a aplicativos, dados e cumprir as políticas de cibersegurança.
“Comparando a situação antes e depois, vimos uma melhoria clara na qualidade dos dados que recebemos. A Quest é parceira estratégica na implantação de novas soluções tecnológicas e essencial em nosso processo de transformação digital”, conclui Signorini.