O Grupo Sol, o maior fornecedor de produtos à base de petróleo no Caribe, está usando o Riverbed SteelConnect para simplificar o gerenciamento de rede nas 40 filiais que possui em toda a região. O SteelConnect é uma rede de área ampla definida por software (SD-WAN), junto à uma solução de rede em nuvem, que fornece para todos escritórios locais e regionais acesso rápido e seguro às aplicações de negócios da empresa e está ajudando a impulsionar a adoção de software baseado em nuvem como serviço (SaaS).
A ideia é reduzir significativamente a complexidade no gerenciamento das diversas opções de conectividade que a empresa utiliza em sua rede híbrida no Caribe, que inclui MPLS, Internet e celular. Em breve, a Sol planeja expandir o uso do SteelConnect em outros segmentos de negócios na sua rede.
O Sol Group é a maior empresa de petróleo no Caribe, com operações em 23 países. A empresa fornece combustíveis, lubrificantes e GLP em uma extensa rede de estações de serviço e fornece produtos à base de petróleo para clientes comerciais com operações de transporte, navegação de luxo, aviação, mineração, caminhões e frotas. O negócio é administrado por 40 escritórios locais apoiados pela sede corporativa em Barbados.
“Estamos em muitos países diferentes separados pelo oceano. Existem diferentes governos, diferentes regulamentações e diferentes tecnologias sendo usadas ”, explicou Earl Mayers, gerente regional de TI do Grupo Sol. Precisávamos encontrar uma solução que nos permitisse ter comunicações eficazes e reduzir nosso TCO em uma infraestrutura de rede tão diversa”, detalha.
Simplificar o gerenciamento remoto de TI e, ao mesmo tempo, garantir o desempenho digital foi uma grande preocupação durante vários anos, na medida que a empresa buscava centralizar suas principais aplicações de negócios. Antes disso, as aplicações estavam hospedadas localmente, tornando o papel da rede menos importante, além de ter um alto TCO.
Mayers estava procurando atualizações muito caras para os circuitos existentes, pois precisava garantir que todas as filiais e escritórios tivessem acesso rápido e seguro aos sistemas financeiros e outras aplicações, dado que são entregues em longas distâncias de um data center. “Vimos que o custo seria enorme ou a centralização não seria eficaz”, salientou.
A decisão foi mudar para o SD-WAN, que oferece a vantagem de gerenciar vários tipos de conexões de rede com uma solução única. Depois de analisar as ofertas de várias empresas, ele escolheu a Riverbed SteelConnect. “Confiamos completamente da capacidade de entrega da Riverbed. Além disso, a parceria com a Riverbed nos dá a opção de ampliar e integrar outras tecnologias da empresa ”, disse Mayers.
A facilidade de gerenciamento vai além de seu escritório, o que é fundamental, porque apenas seis dos 40 escritórios remotos contam um especialista em TI local. Hoje, quando Mayers precisa adicionar um novo local à rede, ele pode projetar primeiro e implantar mais tarde. Usando os “dispositivos de sombra” do SteelConnect, o Grupo Sol define as políticas de desempenho e segurança com antecedência e as envia pelo SteelConnect ao local remoto, quando estiver pronto.
Qualquer pessoa pode ligá-lo, “Pode ser um contador, vendedor ou alguém na recepção”, salientou Mayers. “Qualquer usuário pode conectar o dispositivo e ele funciona de uma só vez. Podemos acessá-lo de qualquer lugar apenas com uma conexão Internet, e isso é fantástico”, comemora.
Mayers ainda disse que as chamadas relativas a problemas de conectividade acabaram depois que o SteelConnect foi instalado e que a centralização do sistema financeiro e de outras aplicações funciona muito bem.