O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) – especializado na produção e divulgação de estudos e estatísticas macroeconômicas, está desenvolvendo, em parceria a Sankhya, desenvolvedora de soluções para gestão empresarial, a integração dos dados macroeconômicos ao BI e à assistente virtual da Sankhya, BIA (Acrônimo para Business Intelligence Analyst), que utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio.
Com a ajuda da assistente virtual, os gestores poderão interagir por voz, acessar informações de toda a gestão do negócio, ter um parâmetro comparativo de mercado, além de comparar o faturamento com o crescimento médio do seu setor, e a performance de vendas com o real potencial de clientes de determinada região. É possível ainda estruturar precificação com base na inflação do seu próprio segmento e região. Outro ganho é entender a relação direta que o índice de consumo ou confiança do consumidor tem com a projeção de venda de determinada linha de produto.
“E essas são apenas algumas das possibilidades trazidas pela Inteligência Artificial da nossa BIA, já que a quantidade de análises que podem ser feitas cruzando os dados são virtualmente infinitas”, ressalta Felipe Calixto, diretor presidente da Sankhya.
Segundo ele, a parceria oferecerá um importante apoio para os gestores na tomada de decisão. “A inteligência da BIA oferece possibilidades ilimitadas para aprimorar a gestão. Ainda mais agora que ela fará um “MBA intensivo” com a FGV e terá acesso a todos os estudos e indicadores econômicos desta renomada instituição, trazendo dezenas de novos aprendizados e análises todos os meses, por meio do convívio com seus especialistas”.
Para Calixto, a iniciativa envolve um objetivo comum entre as duas instituições. “Enquanto a FGV contribui para o desenvolvimento econômico e social do país, nós acreditamos que é possível transformar a sociedade por meio da gestão empresarial”.
A Sankhya e a FGV IBRE formatarão a quatro mãos novas usabilidades dentro das ferramentas de gestão para todo o portfolio de relatório, dados, preços, índices e sondagens gerados diariamente pelo IBRE. “Os gestores poderão avaliar a performance dos indicadores macroeconômicos que mais impactam seus negócios. Tudo isso disponibilizado de maneira inteligente e fácil, trazendo para o usuário as informações que são mais relevantes para seu perfil, setor e empresa, facilitando, assim, a tomada de decisão”, completa Wagner Rezende, superintendente da SCI da FGV IBRE.