Em todo o mundo, 52% de usuários de tecnologia utilizam dispositivos de Internet das Coisas (IoT), mas 64% desse universo já enfrentaram dificuldades de performance, de acordo com uma pesquisa global com 10 mil consumidores encomendada pela Dynatrace. O “Relatório de confiança do consumidor de IoT: Mudanças no horizonte para o monitoramento de Cloud corporativa” revela que, em média, usuários vivenciam problemas de performance digital todos os dias e 62% dos entrevistados temem que a quantidade e frequência dos problemas aumente devido ao crescimento da IoT.
Para organizações que desenvolvem estratégias voltadas para IoT, esses resultados indicam uma necessidade crítica para dominar duas situações. Primeiramente, a progressiva complexidade de TI, graças a novas tecnologias de Cloud, microsserviços e a pressão para inovar rapidamente. Em segundo lugar, há a necessidade de adotar estratégias bem planejadas para o monitoramento e performance de IoT e garantir a entrega de aplicações sólidas e uma experiência digital de excelente padrão.
Dave Anderson, especialista em performance digital, apresenta considerações e as mudanças que esse novo cenário apresenta para as organizações. “A cadeia de entrega por trás de cada dispositivo conectado é extremamente complexa. Companhias já estão tendo dificuldades com a complexidade da Cloud, mas, no caso de IoT, isso é amplificado para sensores, massas de dados novos e dinâmicas cargas de trabalho em Contêineres.
“Consumidores já estão reportando problemas com tudo; aplicações médicas, medidores inteligentes, travas de automóveis, assistentes virtuais pessoais, termostatos e refrigeradores inteligentes. Contudo, ainda não presenciamos a era da IoT decolando rumo ao seu completo potencial – está apenas começando. É imperativo para companhias encontrar meios para processar, analisar e gerenciar a cadeia de entregas da IoT holisticamente e com insights robustos, para que seja possível saber exatamente o que está acontecendo e aonde questões estão surgindo, em tempo real. Essa não é uma tarefa fácil.”
IoT a caminho
As falhas em performance digital já vivenciadas por consumidores com a tecnologia do dia a dia estão potencialmente os distanciando de outros usos da IoT. Segundo o levantamento, 85% dos entrevistados afirmam se preocupar com o possível mal funcionamento de carros auto-dirigíveis – que pode resultar em colisões em alta velocidade. Mais receosos ainda, 72% dos consultados temem que falhas envolvendo carros auto-dirigíveis provoquem ferimentos fatais. Além disso, 84% dos consumidores dizem que não utilizariam um veículo auto-dirigível por causa do receio com panes.
“A realidade é que falhas de IoT podem ser fatais. Consumidores estão compreensivelmente preocupados e é por isso que será importante as indústrias demonstrarem que estão adotando novas e robustas abordagens para garantir que sistemas não comprometam nossa segurança”, acrescenta Anderson.
A parte de carros auto-dirigíveis, 86% dos consumidores se mostram receosos com possíveis falhas de travas digitais que possam vir a deixá-los trancados do lado de fora de seus veículos, enquanto 67% preveem sérios danos nas vias devido a problemas de performance relacionados a semáforos inteligentes das cidades.
IoT na área da saúde
Receios sobre o desempenho de dispositivos de IoT também foram confirmados entre consumidores consultados sobre saúde, área na qual questões relacionadas a software são fonte de muitas preocupações. Dos consultados, 62% afirmam que não confiariam no uso de IoT para administrar medicamentos. A desconfiança é ainda maior entre pessoas com 55 anos ou mais, com uma taxa de 74%.
Há também preocupações específicas sobre a aplicação de IoT ao monitoramento de sinais vitais como frequência cardíaca e pressão sanguínea. De acordo com a pesquisa, 85% dos entrevistados demonstraram apreensão com possíveis problemas de desempenho desses tipos de dispositivos que possam comprometer dados clínicos.
IoT em residências
Assim como na indústria automotiva e no setor de saúde, casas também estão sendo transformadas por tecnologias de IoT. Fechaduras com travas inteligentes são usadas para a segurança, enquanto outros dispositivos de IoT controlam a temperatura, iluminação e o circuito de câmeras. No entanto, a pesquisa revela que 83% dos consultados estão preocupados sobre perder o controle de suas residências por causa de problemas de performance digital. Especificamente, o levantamento apurou:
– 73% dos consumidores temem ficar trancados, para fora ou para dentro, de suas casas devido a panes na tecnologia de sistemas inteligentes.
– 68% dos entrevistados estão preocupados com a possibilidade de não conseguirem controlar a temperatura devido ao mal funcionamento dos dispositivos.
– 64% dos consultados temem não serem capazes de controlar a iluminação em suas casas inteligentes por causa de falhas.
– 81% dos consumidores estão receosos com a possibilidade de problemas técnicos com medidores inteligentes provocarem o aumento de despesas com serviços como gás, eletricidade e abastecimento de água.
Anderson conclui que “os métodos antigos de gerenciar TI e sistemas de software simplesmente não funcionam em um ambiente extremamente complexo. E a Internet das Coisas criou muitos pontos cegos e uma camada adicional de complexidade. É por isso que antecipados e bem-sucedidos incorporadores de IoT estão adotando a visão de que Inteligência Artificial é a resposta, para ser coerente com a complexidade, mapear o ambiente completo de TI, capturar problemas imediatamente e com precisão e oferecer respostas para rápidas resoluções. Esse é o único caminho para dominar a era de IoT, que já está acontecendo. Consumidores desejam experiências com IoT perfeitas. Domine esse novo universo de TI ou perderá a oportunidade que está sendo apresentada”.