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Experiência do cliente está relacionada ao crescimento da receita

Experiência do cliente está relacionada ao crescimento da receita

Levantamento da KPMG revela que as companhias que investem nos clientes do mesmo modo como em outros ativos possuem vantagem competitiva perante concorrentes

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De acordo com o estudo “Excelência na experiência do cliente 2018” (do original em inglês Customer Experience Excellence 2018), realizado pela KPMG, as marcas que lideram o ranking de experiências aos clientes alcançaram crescimento 54% maior na receita em relação às marcas retardatárias. Na pesquisa, mais de 1.400 empresas foram analisadas em 14 países diferentes.

 

“As empresas líderes demonstram clara compreensão da ligação entre a experiência entregue e o valor criado a partir disso. Elas utilizam o retorno sobre o investimento (ROI) para otimizar as iniciativas responsáveis por guiar a experiência do consumidor”, comenta o sócio da KPMG no Brasil, Fábio Grandi.

 

Ainda sobre o levantamento, as principais empresas investem nos clientes do mesmo modo como fazem com os demais ativos. “As organizações veem o consumidor como uma fonte de vantagem competitiva e não apenas como um simples fluxo de receita”, completa Grandi.

 

Outro ponto de destaque é a tecnologia sendo utilizada para aprimorar a experiência do cliente. Por exemplo, o uso de diagnósticos remotos e dispositivos online para prever problemas do consumidor e permitir interações inteligentes utilizando comandos de voz. O intuito é simplificar a interação e solucionar rapidamente as reclamações.

 

Pilares

 

O relatório também identifica quais marcas são as mais bem avaliadas pelos clientes. Para chegar a esse resultado, foram considerados seis pilares em experiência do cliente: personalização, integridade, expectativas, resolução, tempo e esforço; e empatia. Com esses dados, foi possível identificar as principais marcas em cada país e com relação a cada pilar.

 

“Os pilares foram desenvolvidos para definir e tornar concreto o resultado emocional que uma experiência bem-sucedida fornece. Com base em quase uma década de pesquisa e mais de dois milhões de avaliações em diversos mercados, o modelo representa os componentes fundamentais de cada grande experiência do cliente”, analisa o sócio.