O Gartner anuncia uma pesquisa sobre a jornada dos executivos de TI no uso de Inteligência Artificial. O instituto alerta que os CIOs estão sendo impactados pela propaganda em excesso feita sobre o potencial da Inteligência Artificial (IA) ao longo dos anos. Desde as máquinas Lisp dos anos 80 e a Deep Blue em 1997 até a estreia do IBM Watson na década de 2010, a IA existe há muito tempo em várias formas, mas seu uso comercial está em aplicações específicas da indústria, como previsões atuariais e diagnósticos médicos – tornando os CIOs compreensivelmente cautelosos sobre como promover o potencial valor de negócios dessa tecnologia.
“Os CIOs experientes estão experimentando em conjunto com seus pares de negócios como descobrir os principais casos de uso e o ROI da Inteligência Artificial para avaliar seu potencial em mudar mercados e refazer modelos de negócios existentes”, afirma Janelle B. Hill, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.
O instituto destaca algumas percepções fundamentais que os CIOs precisam saber antes de iniciarem uma jornada bem-sucedida de IA. A primeira é que o negócio digital está acelerando o interesse pela Inteligência Artificial em um ritmo que deixou muitos CIOs com pressa para construir uma estratégia e um plano de investimento apropriado para suas empresas.
A segunda percepção é que, embora muitas tecnologias principais de IA sejam comprovadas, o mercado de soluções que usam essas ferramentas em geral está engatinhando, de modo que os CIOs devem esperar mudanças rápidas em produtos e soluções. Algumas indústrias têm utilizado a Inteligência Artificial com grande sucesso.
Ao promover a inovação, os CIOs e seus pares de negócios podem descobrir em conjunto como usarem melhor as tecnologias de IA em suas indústrias. As empresas que se comprometem a promover a experimentação em toda a organização podem encorajar seus funcionários a interagir com produtos de IA de baixo custo, como Alexa, Cortana, um drone, uma tecnologia vestível e assim por diante. Os CIOs podem assim monitorar ativamente o mercado de soluções emergentes que se baseiam nas lições aprendidas com os experimentos.
Como terceiro ponto, o Gartner explica que, embora a maioria das organizações não explore usos vanguardistas, a Inteligência Artificial desempenhará um papel cada vez mais importante entre principais objetivos comerciais citados com frequência pelos CEOs: melhor relacionamento com o cliente, aumento da vantagem competitiva e melhora da eficiência.
A quarta percepção do Gartner mostra como as condições de mercado para o sucesso comercial com a Inteligência Artificial estão bem alinhadas, tornando essa tecnologia segura o suficiente para que os CIOs investiguem, experimentem e elaborem estratégias sobre potenciais domínios de aplicação. Avanços recentes em aprendizado de máquina, Big Data, visão computacional e reconhecimento de voz estão aumentando o potencial comercial da IA. No entanto, a Inteligência Artificial exige novas habilidades e uma nova maneira de pensar sobre os problemas.
Os CIOs devem garantir que as áreas de TI possuam a estratégia e a governança das soluções. Embora os primeiros experimentos com essa tecnologia possam começar com uma quantia relativamente pequena, para a implantação completa, a maior área de investimento deve ser criar e manter os talentos necessários. Suas habilidades incluem conhecimento técnico em tecnologias específicas de IA, ciência de dados, manutenção de dados de qualidade, conhecimentos em problemas de domínio e habilidades para monitorar, manter e controlar ambientes.