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Executivos apontam revolução no uso de agentes de IA no setor de vendas e atendimento ao cliente até 2027

Executivos apontam revolução no uso de agentes de IA no setor de vendas e atendimento ao cliente até 2027

85% dos executivos declaram que agentes de IA permitirão que os profissionais de operações de negócios ultrapassem o simples relatório para realizar análises perspicazes para otimização em tempo real

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Um estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), intitulado Orquestrando a IA agêntica para operações comerciais inteligentes, traz insights sobre o futuro da inteligência artificial (IA) no setor de vendas e atendimento ao cliente, destacando o uso crescente dos agentes de IA para transformar operações de negócios de forma autônoma e inteligente. A pesquisa global, que ouviu 150 executivos do setor de vendas e atendimento ao cliente, entre outros segmentos,  revela que a adoção dos agentes de IA será decisiva para a competitividade e eficiência das organizações nos próximos anos.

 

Outro dado indica que 71% dos executivos afirmam que agentes de IA executarão processos transacionais e fluxos de trabalho de forma autônoma nos próximos dois anos, garantindo operação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa evolução vai além da automação básica, com 85% dos executivos declarando que agentes de IA permitirão que os profissionais de operações de negócios ultrapassem o simples relatório para realizar análises perspicazes para otimização em tempo real.

 

O estudo também destaca também que para capturar essa vantagem competitiva, 81% dos líderes do setor de consumo reconhecem a importância de posicionar as pessoas certas nos cargos certos, com incentivos adequados. Compreender essa sinergia entre agentes de IA e talento humano será chave para o sucesso da transformação digital.

 

“Estamos vivendo um momento transformador para o setor de consumo, onde a IA não apenas automatiza processos, mas potencializa o talento humano para decisões mais inteligentes e ágeis. A IBM acredita que o futuro das operações de negócios está na orquestração dessa colaboração entre agentes de IA e profissionais especializados, garantindo personalização, eficiência e inovação contínua para os consumidores”, projeta Carlos Capps, vice-presidente e líder de Varejo e Bens de Consumo da IBM América Latina.

 

Por fim, a pesquisa mostra 85% dos executivos veem a automação dos serviços globais de negócios como uma prioridade estratégica, sendo que a maior parte já explora ou realiza pilotos com agentes de IA atualmente.

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