A T-Systems do Brasil anunciou uma solução de IoT voltada ao setor de agronegócio. O Digital Garden é, na verdade, uma estufa conectada que traz todas as características de uma solução IoT completa integrada aos sistemas de gestão SAP. O consultor de desenvolvimento de negócios de transformação digital da T-Systems, Victor Carreiro, afirma que com o uso de sensores e atuadores – colocados no solo ou dentro da própria estufa – a solução simula diferentes condições climáticas e obtém dados sobre importantes grandezas físicas de uma produção real.
“Esses dados são utilizados para tomadas de ações automáticas (como controle de irrigação, mapeamento de solo e uso de fertilizantes) e enviados para a plataforma em nuvem, o que permite o monitoramento remoto e a produção de informações para análise dos KPIs na palma da mão”, explica, lembrando que o Digital Garden é uma solução end-to-end baseada em Design Thinking, conjunto de práticas e processos para resolução de problemas.
Pala ilustrar o Digital Garden de forma clara e interativa, a T-Systems conta com um jardim físico, além de botões capazes de mudar as condições climáticas do cenário. “Este show case mostra a aplicação da Internet das Coisas no agronegócio, mas seus conceitos são aplicáveis em outros segmentos de mercado, como Automotivo, Varejo, Healthcare, Saúde, entre outros”, ressalta Carreiro, lembrando que o projeto foi desenvolvido pelo time do laboratório de transformação digital da T-Systems Brasil, formado por Gustavo Paula, Marcelo Farias, Leonardo Ruiz e Cristiane Guerra.