Edit Content

Menu

EMS lança plataforma digital gratuita para ampliar acesso à bula de remédios no Brasil

EMS lança plataforma digital gratuita para ampliar acesso à bula de remédios no Brasil

Plataforma tem como objetivo democratizar, humanizar e ampliar o acesso a informações de produtos farmacêuticos e serviços de saúde, auxiliando na adesão e segurança do tratamento

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Em mais um avanço tecnológico, a EMS  anuncia o lançamento de uma plataforma digital que tem como objetivo democratizar, humanizar e ampliar o acesso a informações de produtos farmacêuticos e serviços de saúde, auxiliando na adesão e segurança do tratamento. A solução, que é gratuita, foi criada pela NC Tech, hub de inovação do Grupo, e já está disponível para o usuário por meio do QR Code presente nas caixas de medicamentos da EMS e pelo site.

 

Por meio da plataforma Sara, que conta com layout personalizado e intuitivo, o paciente pode consultar informações sobre medicamentos da EMS ou de qualquer outro laboratório farmacêutico, acessar a versão eletrônica de bulas e fazer autogestão de cuidados. Dentre as funcionalidades, estão, por exemplo, o envio de lembrete por WhatsApp na hora de tomar a sua medicação, a criação de listas dos medicamentos em uso para pacientes polimedicados e, ainda, a possibilidade de consultar alerta de recalls, informando o lote do medicamento que será recolhido. A plataforma conta também com conteúdos exclusivos de saúde, garantindo informações sempre atualizadas para o consumidor.

 

Para Diego Neufert, CTO da EMS e do Grupo NC, a digitalização da bula é apenas um dos benefícios fornecidos pela plataforma, dentre outros serviços, já que o sistema de QR Code está em todas as embalagens de medicamentos fabricados pela EMS.

 

“É algo inédito. Estamos falando sobre uma inovação que irá humanizar, universalizar e garantir mais acessibilidade às informações que devem ser consideradas ao se fazer o uso de medicamentos. Inclusive, a bula poderá ser consultada antes da aquisição do medicamento e sem a abertura da caixa, apenas apontando a câmera ao QR code da embalagem, servindo também de auxílio a balconistas e farmacêuticos em casos de dúvidas. O resultado é uma melhora na experiência do paciente e na adesão ao tratamento, mais segurança na ingestão de medicações, administração da dosagem e menor risco à saúde”, detalha o executivo.

 

Acessibilidade, inclusão e consciência ambiental

 

Segundo Neufert, um ponto positivo de inclusão da plataforma tem relação com a jornada dos deficientes visuais, já que 60% deles estão inseridos no universo tecnológico e a disponibilização online favorece o acesso desse público à bula. “Contamos, inclusive, com apoio de profissionais portadores de deficiência visual, que nos ajudam a aprimorar a experiência da Sara de maneira geral. Nosso foco é na inclusão e garantia de acessibilidade. Trabalhamos para que os leitores de telas nativos dos smartphones funcionem de maneira organizada e fluida na plataforma”.

 

Outro pilar social é o cuidado na inclusão das bulas na plataforma, de modo que tragam informação em tópicos e em fontes grandes com possibilidade de zoom, favorecendo a leitura. Além disso, foi feita uma vasta pesquisa de campo para validação e aprovação da plataforma pelo público 60+, inclusive com relação ao recebimento dos lembretes de tomadas de medicamentos por WhatsApp, uma das ferramentas mais utilizadas pela população brasileira em seus celulares.

 

Sendo assim, é possível compreender a dimensão dessa iniciativa no que diz respeito também aos pilares de ESG (Ambiental, Governança e Social) e a importância desse tema para a organização.