Edit Content

Menu

shutterstock_387613720_everything-possible

Empresas brasileiras têm índice de automação em 0,22, diz GS1

Empresas brasileiras têm índice de automação em 0,22, diz GS1

Estudo da Associação Brasileira de Automação aborda setores como indústria e varejo/serviços, abordando seis itens com intervalo de avaliação de 0 a 1

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil acaba de lançar o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, um estudo inédito com o objetivo de medir o nível de automação no país. Dividido em duas frentes de apuração – Empresas e Consumidores –, o índice mensura esse processo em todo o país e contou com o apoio da metodologia de uma das maiores empresas de pesquisas, a GfK Brasil.

 

A frente de Empresas contempla os setores da Indústria e Comércio/Serviços, respeitando suas particularidades e similaridades. O índice também contempla outras aberturas como Varejo e Atacado, além do detalhamento por Categorias de uso (Bens de Consumo Duráveis, Semiduráveis, Não-Duráveis, Bens Intermediários e Bens de Capital). O método de estudo aborda seis itens avaliados em cada setor e o índice possui um intervalo de avaliação de 0 a 1.

 

Entre os setores, a indústria, com um índice de automação de 0,26, mostra-se mais automatizada do que o comércio/serviços, onde o índice é 0,19. O índice das pequenas indústrias é de 0,24, das médias é de 0,33 e das grandes é de 0,38. Comércio e serviços têm índices entre 0,18 e 0,30, de acordo com suas necessidades e porte de negócios. O estudo aponta que o país tem 0,22 de índice de automação para as empresas do Brasil.

 

 

Já na frente de consumidores – que também possui um intervalo para o índice de 0 a 1 e seis itens avaliados –, o índice de automação é de 0,17. Impulsionados principalmente pelo acesso à internet, o uso de tecnologias de automação é predominante entre os brasileiros de 25 a 44 anos. Eletrodomésticos e eletrônicos conectados e o uso de aplicativos também se destacam nessa faixa etária. O índice de automação para consumidores também é mensurado por classe social e sexo.

 

“Após um ano de diagnóstico do mercado nacional, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil publica esta pesquisa inédita que pode auxiliar empresas e seus decisores a conhecer melhor o cenário nacional em relação à adoção de tecnologias que impulsionam a automação, bem como a posse e utilização de produtos voltados à automação do consumidor”, completa Marina Pereira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da entidade.