Acompanhando a transformação digital, após a implantação do sistema automatizado, a empresa registrou em um ano redução de custos, maior satisfação dos clientes e automatização dos processos
Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Brasil é o maior player mundial não asiático do mercado têxtil, faturando quase R$ 200 bilhões por ano. Com características específicas, a pesquisa ainda revela que a logística da indústria têxtil ainda enfrenta vários desafios. Eles vão desde questões operacionais e redução de custos, controle de estoque, estrutura de armazenamento, transporte rápido e a necessidade de ingressar na transformação digital.
Um exemplo de empresa que vem acompanhando a transformação digital e investindo fortemente em softwares de gestão é a Mafratex. Até 2019 a empresa registrava problemas na gestão de fretes. De acordo com Ricardo Lang, gerente administrativo e financeiro da Mafratex, eles não trabalhavam de forma automatizada, a cada envio de produtos, selecionavam manualmente transportadoras de cada Estado.
Com o intuito de melhorar esse processo a empresa investiu no software com foco em indústria, da DATAFRETE. O sistema permite cálculo e cotação de frete, auditoria e CT-e e de fatura, gestão de expedição, pátria e portaria, rastreamento, baixa de entrega pelo mobile, reembolso, indicadores de desempenho e gateway de frete e-commerce.
Lang relata que antes da contratação dos serviços da DATAFRETE, a Mafratex possuía um alto custo mensal destinado à gestão de frete, além de dificuldades de comparar preços e benefícios das transportadoras. “Com o intuito de melhorar essas questões optamos pela implantação do software que também é integrado com o nosso sistema de gestão empresarial”, completa.
Resultados registrados
“Os processos de gestão de frete se tornaram simples, organizados e de fácil acesso e controle. Obtivemos uma redução de 30% dos custos internos no período de 18 meses após a implantação do software, além disso, o sistema está contribuindo fortemente com a automatização de agendamento das coletas dos produtos. Nosso processo de solicitação de coleta está automatizado e mais rápido. Outro ponto forte está na facilidade de verificação da cobrança correta nas CTe’s pelas transportadoras. Os CTe’s são documentos de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente e possuem o intuito de documentar uma prestação de serviços de transportes”, explica.
De acordo com Lang a satisfação dos clientes está sendo positiva. “Como conseguimos medir consideravelmente o custo e benefício do frete, automaticamente o valor do produto registrou queda, mantendo a qualidade. Mesmo que apareça determinada transportadora com melhor custo, analisamos o prazo de entrega, custo e benefícios e oferecemos a melhor opção aos nossos clientes”.