Edit Content

Menu

shutterstock_324128621_everything-possible

Empresa do setor de sucos anuncia implementação de sistema para arquitetura de dados

Empresa do setor de sucos anuncia implementação de sistema para arquitetura de dados

A partir da implementação de práticas avançadas de Business Intelligence, a Natural One alcançou uma economia estimada de R$ 3,3 milhões nos últimos 6 anos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Natural One, empresa no segmento de sucos 100% naturais e segunda no mercado brasileiro de sucos prontos, está solidificando sua posição como uma empresa data-driven. A companhia divulgou que tem transformado sua gestão e otimizado processos, desde as vendas até o clima organizacional. Isso tudo é impulsionado pela implementação de soluções Qlik e pela consultoria estratégica do Grupo IN, além de uma robusta arquitetura de dados acelerada pela criação de sua área de Data Science em 2023.

 

Segundo a organização, foi a partir da implementação de práticas avançadas de Business Intelligence que a Natural One alcançou uma economia estimada de R$ 3,3 milhões nos últimos 6 anos. Esses valores são resultados de uma eficiência operacional e das decisões embasadas em dados.

 

Data Lake e Qlik: a base da evolução

 

A jornada da Natural One em direção a uma cultura orientada por dados teve como um marco relevante a implantação de seu data lake, com o uso da plataforma Snowflake. Esse repositório centralizado de dados não só aprimorou a comunicação entre as bases de informação da empresa, mas também garantiu maior segurança no armazenamento e eliminou a indisponibilidade do sistema ERP, que antes era ocasionalmente sobrecarregado pelo uso concomitante de sistemas rodando on-premise.

 

Atualmente, o Qlik extrai dados diretamente da camada “raw” do data lake. Extratores dedicados transformam esses dados brutos em tabelas, aplicando regras de negócio para gerar QVDs (QlikView Data). Esses arquivos otimizados alimentam os 90 dashboards disponíveis para uso e outros 25 dashboards administrativos. Os painéis mais acessados são os que fornecem informações sobre faturamento, estoque e carteira, totalizando cerca de 20 que são fundamentais para o acompanhamento de metas de volume e pedidos. Para isso, a Natural One utiliza as soluções Qlik Talend para integração, orquestração e monitoramento de dados, e Qlik Cloud para visualização.

 

“A transformação da Natural One é um exemplo concreto de como a inteligência de dados pode impactar diretamente a estratégia e os resultados de uma empresa. Desde a estruturação do data lake até a implementação dos dashboards com Qlik, acompanhamos de perto a evolução da companhia rumo a uma cultura verdadeiramente orientada por dados. É gratificante ver uma empresa brasileira, inovadora e com presença global, utilizar tecnologia de ponta para transformar processos, empoderar pessoas e tomar decisões com mais agilidade e segurança. Para nós, do Grupo IN, é uma honra fazer parte dessa jornada”, explica Bruno Guerra, CEO do Grupo IN

 

Atualmente, a empresa divulgou que  80% do time administrativo da Natural One tem acesso a plataforma, evidenciando a disseminação da cultura de dados dentro da organização. Nesse sentido, a organização afirmou que está em uma jornada de transformação digital marcada por grandes desafios: bases descentralizadas, ausência de governança e uma estrutura sustentada por planilhas em Excel hospedadas em servidores físicos. Mas os obstáculos iam além da tecnologia, envolvendo também cultura organizacional, agilidade e uma visão de futuro. O que antes era fragmentado, hoje é parte de uma estrutura inteligente, colaborativa e pronta para escalar. Com a implementação do da tecnologia e a criação de uma área dedicada à ciência de dados, a empresa reestruturou toda a sua arquitetura de dados, migrou para a nuvem e centralizou suas fontes em um data lake robusto.

Destaques