A Embratel anuncia o lançamento da sua solução de Inteligência Artificial, um serviço que abrange diversas tecnologias capazes de aprender e desempenhar comportamentos que se assemelham à inteligência humana, para ajudar nos mais diversos desafios empresariais. A oferta é uma alternativa inovadora para companhias de segmentos e portes variados que lidam com grande volume de dados e de interações com o público.
“A Inteligência Artificial Embratel busca usar a alta capacidade de aprendizado e performance de máquinas para consumir dados e, com base neles, gerar insights aos negócios de nossos clientes”, explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta que a oferta contribui com o desempenho operacional dos funcionários das empresas, pois atua em atividades antes obrigatoriamente desempenhadas por humanos.
Estimativas indicam que o número de organizações que implantaram Inteligência Artificial dentro de suas operações entre 2018 e 2019 cresceu de 4% para 14%. Considerando os inúmeros benefícios trazidos pela Inteligência Artificial e Machine Learning, além das necessidades atuais do mercado por atendimentos mais rápidos e automatização, a tendência é que a adoção continue em evolução.
A implementação da IA
A implantação do serviço IA Embratel ocorre em três etapas. Na primeira fase, uma equipe especializada da Embratel realiza uma análise para compreender quais as necessidades do cliente, buscando sugerir a melhor abordagem de Inteligência Artificial para o seu negócio. Identificado o cenário e definida a estratégia, o time mapeia todos os dados que o cliente dispõe, como eles estão armazenados e a forma como essa base é aumentada a cada dia.
Em seguida, a solução de Inteligência Artificial definida para o projeto é codificada pela equipe de desenvolvimento da Embratel. Após a codificação, um treinamento é feito expondo o sistema a uma quantidade elevada de informações para que demonstre seu comportamento inteligente. As respostas fornecidas pela máquina são, então, avaliadas por especialistas e, quando necessário, corrigidas. Dessa forma, o sistema consegue aprender os comportamentos a serem seguidos, de acordo com os resultados de cada interação.
Na terceira etapa, o sistema já em funcionamento é acompanhado pela equipe Embratel para que as decisões tomadas automaticamente sejam avaliadas. Neste momento, quando houver comportamento incorreto ou quando forem necessárias novas informações que complementem a base de conhecimento do sistema, o time poderá intervir para aprimorar a tecnologia. Ao longo do tempo, o sistema se torna cada vez mais capaz e inteligente, até chegar ao nível de atuação desejado pelo cliente.
Graças às habilidades cognitivas da tecnologia, que permitem o aprendizado por meio da observação de escolhas e correlação de eventos para identificar a lógica por trás das decisões, o sistema pode ser empregado para necessidades diversas – como chatbots e aplicativos de rotas, exemplos bastante conhecidos. Inteligência Artificial também pode ser usada no monitoramento de atividades online para segmentação de público e na análise de tentativas de fraude em dados transacionais, ajudando a impedir a ação, entre outros fins. A tecnologia auxilia na tomada de decisão mesmo quando não está programada explicitamente para isso, pois observa e aprende com as escolhas e eventos ocorridos no sistema.
“A Inteligência Artificial da Embratel reúne as melhores e mais eficazes práticas tecnológicas para colaborar com diversos segmentos de mercado, desde instituições financeiras até a indústria”, analisa Mário Rachid. Outros segmentos que podem ser atendidos pela oferta incluem seguradoras, varejo e saúde, por exemplo, ajudando a criar uma melhor experiência ao cliente final e a gerar novas receitas, com a identificação de oportunidades de criação de novos produtos e serviços.