A Embratel anuncia novas áreas de processamento e armazenamento de dados para a solução Connect Cloud. A partir de 2019, os clientes empresariais poderão optar também por Nuvens nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, além do Sudeste, para alocarem e gerenciarem seus dados. A novidade reforça aposta da Embratel na tendência do Edge Computing, permitindo às companhias manterem suas aplicações e informações cada vez mais próximas dos seus clientes finais.
O Connect Cloud é um serviço de Nuvem baseado em Software Defined Network (SDN) e na plataforma Openstack, tecnologias com garantia de mais controle, flexibilidade e total autonomia para as empresas administrarem seus ambientes Cloud. A solução da Embratel pode ser utilizada nos modelos de Nuvem Pública, Privada ou Híbrida com a infraestrutura de TI, computação, armazenamento de dados e de rede da Embratel. A oferta é indicada para empresas de comércio eletrônico e organizações com sistemas de gestão empresarial (ERP), aplicações web escaláveis, aplicativos mobile, sistemas de ensino eletrônico (e-learning) ou com websites com necessidade de administração frequente e aplicações IoT.
“Os investimentos em Nuvem nessas regiões estão alinhados com a estratégia da Embratel de expandir suas soluções, aproveitando sua presença regional e capilaridade de rede. Vamos levar soluções de processamento e armazenamento de dados para próximo das cargas de trabalho (workloads) das empresas”, explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.
Com a novidade, a Embratel possibilita ao cliente distribuir suas aplicações geograficamente e com menor latência. “O mercado já indica: o futuro dos dados está na descentralização, sem necessidade de transportá-los para uma plataforma de processamento centralizada”, diz o executivo.
Ao contratar o Connect Cloud, as companhias também passam a usufruir do Painel Multicloud, solução recém-lançada pela Embratel. O Painel Multicloud é uma interface de gestão para acesso e gerenciamento de múltiplas Nuvens, por meio de um único painel, possibilitando a comparação de custos entre as Nuvens utilizadas, a gestão unificada de consumo e a gestão centralizada de quotas e usuários, com interface amigável.
A oferta da Embratel inclui serviços de consultoria, implementação, migração e gestão eficiente e especializada dos seus ambientes de TI utilizando a infraestrutura em Nuvem própria ou de parceiros. O Connect Cloud possibilita às empresas a reestruturação da arquitetura e escalada de seus ambientes, de acordo com a necessidade dos negócios. Com mecanismo Auto Scaling, a solução atua com inteligência para aumentar ou diminuir o número de servidores de forma automática conforme a demanda por recursos computacionais. Assim, garante mais agilidade e performance aos negócios contratando infraestrutura adicional apenas quando necessário.
A solução também possibilita a criação de novos servidores de forma rápida e simples, a partir da configuração e replicação da estrutura de um servidor inicial. Além disso, protege os dados das empresas por meio da captura de imagens instantâneas dos discos (Snapshot), permitindo recuperação posterior das configurações do servidor, se necessário.
O Connect Cloud Embratel possui dois modelos de cobrança: pay per use, no qual o cliente só paga pelo consumo no mês; e o pagamento por reserva de recursos, um dos diferenciais da solução da Embratel. No último modelo, a empresa paga um valor fixo mensal para a utilização de todos os recursos da solução, contratando com valores mais atrativos, e pode distribuir o volume de acordo com a sua necessidade.