O pouco espaço físico pode se tornar uma desvantagem para lojas e varejistas. Assim, a outlet da Electrolux passou a inserir a experiência de compra digital através da instalação de um totem de autoatendimento, em que os clientes podem conferir itens disponíveis, promoções e lançamentos.
“O varejo está caminhando para a realidade Omnichannel, unindo o físico ao digital, então nosso papel é pensar meios e soluções para estar sempre próximo do cliente final e oferecer melhores práticas. Com a SONDA, temos apoio nessa jornada não só pela sua experiência e pelo design moderno dos hardwares oferecidos, mas também pelo suporte prontamente prestado, com contato próximo e respostas rápidas, o que ajuda bastante a pensar em novas soluções e a superar os obstáculos”, comenta Victor Novazzi, gerente de Business Intelligence & Sales Operations Projects Latam Electrolux.
O principal diferencial da tecnologia é o layout amigável para navegação, que permite ver medidas, detalhes e fotos com diversos ângulos, além da possibilidade de espelhar um produto para ver seu tamanho real. Com a novidade, o cliente passa a ter mais autonomia na comparação dos produtos e pode finalizar a venda na própria tela, como se estivesse em casa, mas com a vantagem de ter um promotor na loja para apoiar.
A ideia é expandir a parceria entre as empresas e oferecer esse recurso não somente nos outlets, mas também em varejistas ou lojas com pouco espaço físico, mix de produto reduzido ou que não trabalham com a marca. Adotar esse tipo de tecnologia numa loja física pode permitir uma estratégia em potencial para ampliar vendas.
Essa tecnologia une os principais pontos omnichannel. O cliente pode estar na loja e navegar virtualmente numa prateleira infinita da Electrolux, assim como é possível unir os dois mundos. “Inovação é um pré-requisito para se manter competitivo no mercado”, explica Novazzi.
De acordo com Fabio Luiz Sanches, Especialista em Soluções de Retail da SONDA, essa solução possibilita à Electrolux disponibilizar o produto certo e no lugar certo para o consumidor ter acesso. “Sem ela, as vendas estariam reduzidas ao universo físico, e a empresa não estaria trilhando a jornada da Transformação Digital”, finaliza Sanchez.