A Easynvest deu mais um passo rumo à inovação da operação de Marketing ao implantar as soluções na nuvem de Oracle Marketing Cloud: Responsys, Infinity e BlueKai. Um dos principais desafios estabelecidos para ganhar novos investidores, diversificar a carteira de clientes, assim como aumentar a retenção e ter um canal com alta penetração, a empresa optou por produtos que agregassem valor aos desafios, assim como garantissem mais dinamismo à equipe de Marketing.
Primeiramente, o Responsys e Infinity foram implantados como testes aos processos internos, junto à entrada da plataforma de gerenciamento de dados (Data Management Platform – DMP, em inglês). Com as duas ferramentas, a Easynvest pôde orquestrar as interações dos clientes em diversos canais, possibilitando trabalhar a jornada completa, com comunicação personalizada, experiência única e criação de campanhas de remarketing.
Mesmo com pouco tempo usufruindo da tecnologia, a plataforma já percebe maior engajamento dos clientes, tanto no envio de e-mails, com taxa de abertura superior a 30%, quanto nos envios de push via aplicativo, que está em 27%. Além disso, nos produtos oferecidos via SMS, houve um aumento de quase 9% na compra, resultado de campanhas personalizadas e dedicadas à audiência correta.
De acordo com Anderson Paiva, gerente de marketing da Easynvest, optar por soluções para digitalização da área foi fundamental para favorecer os processos, assim como atender bem as necessidades dos clientes. “Queremos que a comunicação seja mais próxima do momento de decisão do cliente ou no momento que ele se dedicou a isso. Com o Infinity pudemos experimentar o que de fato é ser relevante para o cliente. Deixamos a área de marketing mais próxima dos clientes e com mais autonomia nos processos internos, benefícios fundamentais para nosso modelo de negócio de autosserviço em que o cliente toma a decisão de investimento quando e como quiser”, comenta.
Após essa primeira onda de implantações, o Bluekai, o DMP da Oracle, entrou no fluxo em julho de 2019 para fazer melhorias na coleta de dados combinados às necessidades da Easynvest, gerando mais assertividade nas futuras ações. A solução foi fundamental porque, com a consistência dos dados segmentados, foi possível dar maior visibilidade à marca e permitir a visão dos usuários que estão acessando os canais da Easynvest, tanto os clientes atuais, quanto os futuros.
Para Alfredo Sestini, diretor sênior de Oracle Marketing Cloud da Oracle Brasil, o protagonismo da tecnologia na remodelação de áreas é uma onda já vista no mercado corporativo. “Sabemos o quanto a Easynvest prioriza o atendimento de qualidade e serviços digitalmente diferenciados aos seus clientes. Por isso, nossa parceria permite que eles possam atuar com vantagem competitiva e capacidade maior para captar oportunidades de negócios”.
Como planos futuros, a Easynvest pretende continuar no ambiente web, mas quer ampliar a presença da marca em aplicativos. “Sabemos, e não é de hoje, que o aplicativo é muito mais acessível e relevante, mas é no ambiente web que aprendemos mais rápido e com menor custo”, finaliza Paiva.