Desempenho, no entanto, foi insuficiente para compensar a queda nas vendas presenciais. De forma geral, Varejo apresentou retração de 4,2%
As vendas no e-commerce para o Dia das Mães, apuradas entre os dias 8 e 14 de maio, cresceram 11,8%, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ante período comparável de 2022. Porém, o desempenho não compensou a queda nas vendas presenciais, que foi de 6,0%. De forma geral, o Varejo apresentou retração de 4,2%.
Vestuário e Móveis, Eletro e Depto estão entre os segmentos dos setores presenteáveis que mais impactaram na queda. Enquanto Vestuário apresentou retração de 7,8%, Móveis, Eletro e Depto registraram baixa de 2,1%. No entanto, houve segmentos que aumentaram as vendas. Livrarias, Papelarias e Afins (+10,6%), Óticas e Joalherias (+5,6%) e Cosméticos e Higiene Pessoal (+5,2%) são os destaques.
Segundo o vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, Carlos Alves, um dos fatores que podem ter contribuído para a queda do Varejo foi a data da comemoração. “Enquanto em 2022 o Dia das Mães caiu no dia 8, período do mês em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários, em 2023 caiu no final da segunda semana do mês.”
Regiões
As vendas recuaram em todas as regiões frente ao período comparável do ano passado. O Nordeste registrou queda de 7,1%. Na sequência, aparecem Sudeste (-6,5%), Norte (-6,3%), Centro-Oeste (-5,6%) e Sul (-4,4%).
Levando-se em conta apenas as vendas presenciais, o Amazonas apresentou a maior queda (-13,4%), seguido do Ceará (-11,3%), Distrito Federal (-9,1%), Pernambuco (-8,0%), São Paulo (-7,5%), Bahia (-7,1%), Santa Catarina (-6,3%) e Rio de Janeiro (-6,0%).