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Digitalização da experiência do colaborador: a inovação começa de dentro para fora

Digitalização da experiência do colaborador: a inovação começa de dentro para fora

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Mudanças necessárias no setor de Recursos Humanos devem passar pela expansão do ciberespaço e pela aplicação de recursos digitais.

por Gisele Scalo*

A busca por inovação tem sido uma condição da sobrevivência de negócios em todos os segmentos de mercado, mas, quando analisamos essa tendência nas rotinas internas, vemos que o processo ainda não é tão praticado. Devemos lembrar que, em Recursos Humanos, essas iniciativas são fundamentais para preparar os talentos do futuro, conectar as pessoas à estratégia da organização e alinhar a cultura para responder com agilidade às mudanças do mercado.

Ou seja, trata-se de uma área que pode fomentar a inovação de dentro para fora e, como dicas para criar essa cultura, há três pilares estratégicos: Engajamento e Cultura, Gestão de Talentos e Análise de Pessoas, que podem ser implementados sob a ótica de diferentes programas e, juntos, irão promover a digitalização da experiência do colaborador. O principal objetivo dessa jornada é promover agilidade, colaboração, otimizar processos e oferecer uma experiência simples e ágil aos profissionais.

No pilar de Engajamento e Cultura, por exemplo, há série de iniciativas que buscam fomentar o comprometimento das pessoas, além de possibilitar que os colaboradores sejam conectados à estratégia da organização.  Como parte dessa ação de comunicação, é possível adotar aplicativos e sistemas que funcionam como uma rede social interna e buscam estabelecer uma relação digital mais orgânica, potencializando ações que fortalecem a cultura organizacional por meio da disseminação de iniciativas internas. Além disso, é um espaço que gera comunidade e promove a interação entre todos.

Na Gestão de Talentos, o objetivo é ter pessoas alinhadas e preparadas para os desafios atuais e futuros da organização. Nesse sentido, trabalhar novas competências e realizar a reciclagem dos colaboradores é fundamental para ampliar os conhecimentos e as habilidades relevantes para o mercado. O foco dessa estratégia está nas capacidades, não nas posições, uma vez que, ao dar ferramentas aos colaboradores, eles mesmos passam a liderar seu próprio desenvolvimento, aprendendo a reaprendendo todos os dias e em diferentes situações.

Nessa linha, entregar novos conhecimentos aos colaboradores da empresa, por meio de plataformas on-line, é um caminho ágil e dinâmico, especialmente se envolver o conceito de gamificação, que estabelece a necessidade de incentivos e recompensas para continuar aprendendo. Ou seja, todos os cursos podem ser associados a créditos acumulados e resgatáveis, assim como a experiências relacionadas ao bem-estar do colaborador, que buscam apoiar o equilíbrio da vida pessoal com o trabalho. Dessa forma, é possível vincular o aprendizado e a proposta de valor da empresa para as pessoas.

Por fim, outra questão que passa pela digitalização do RH é a Análise de Pessoas. Nesse sentido, é necessário disponibilizar dados on-line para apoiar e agilizar a tomada de decisão dos gestores, gerando informações de qualidade por meio de um painel de controle que permite entender, por exemplo, os processos de recrutamento ou o clima organizacional.

A partir desses três pilares é possível incorporar a inovação nas diferentes áreas dos Recursos Humanos, especialmente considerando a digitalização da experiência do colaborador, que atualmente busca entregar uma proposta de valor muito mais atraente e com todas as ferramentas necessárias.


*Gisele Scalo é diretora de Recursos Humanos da SONDA, maior integradora e líder em serviços de transformação digital na região.