Estatísticas da IDC divulgadas durante a SASEXPLORE orientaram expansão da oferta em soluções de nuvem para carteira de clientes.
Segundo dados de pesquisa da International Data Corporation (IDC), a estimativa é de que, até 2024, a implementação de softwares analíticos em nuvens públicas deve se igualar às implementações feitas em nível local, dentro dos sistemas empresariais. Devido à essas informações, tem se tornado necessário a esses conglomerados em transição de estabelecerem plataformas resistentes e seguras para seus dados, sem afetar demais a efetividade das ações ou dos resultados.
Assim, durante evento virtual global focado em recepção dos usuários da SAS, a SAS Explore, a empresa divulgou uma nova solução dentro da área de plataformas analíticas e de interpretação de dados. A SAS Viya, como foi batizada, já está lançada no marketplace da Microsoft, a Azure, e oferta cuidado com dados cruciais das companhias, bem como atividades em machine learning, analytics, estatísticas e otimizações. Ela ainda está equipada especialmente com um espaço de treino dentro da aplicação para permitir a exigida transição natural e rápida das operações.
A plataforma Viya ainda possui um conjunto de opções “low-code” e “no-code”, buscando facilitar o acesso de usuários pouco conhecedores da linguagem digital em códigos, mas sem interferir na aplicação e uso da Inteligência Artificial do equipamento.
“Estamos muito orgulhosos de nosso desenvolvedores quanto a essa nova solução, nascida também de uma parceira sólida com a Microsoft, e agora arquivada no marketplace deles. Eu vejo nisso uma vantagem, já que, no momento, todo o mercado está vivendo um ambiente de disrupção, e nosso objetivo é dar aos clientes modos de navegar nesse meio disrupto”, comentou Bryan Harris, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia do SAS, durante apresentação no SASExplore.
O CEO do SAS, Jim Goodnight, disse que o acesso à Viya pelo Azure Marketplace é um modo rápido e fácil de aproveitar o poder do SAS. “Passamos décadas construindo o conjunto mais abrangente de analytics do mercado, com IA de última geração, que aborda o ciclo de vida completo do analytics. Desenvolvemos e testamos nosso software para ser o mais rápido e o mais produtivo. Agora, oferecemos tudo isso com alguns cliques no Azure Marketplace, da Microsoft”, disse o executivo.
Os usuários atuais da SAS Viya incluem a bioMérieux, empresa do campo de diagnóstico in vitro; o S-Bank, banco varejista da Finlândia; a seguradora de saúde pública da Alemanha Techniker Krankenkasse (TK) e a equipe vencedora da Hackathon SAS 2022, JAKSTAT, que usou a SAS Viya no Azure para distribuir o auxílio emergencial do governo contra a COVID entre as pequenas empresas regionais em Jacarta, na Indonésia.
O diretor de informação do e vice-presidente executivo da empresa, Jay Upchurch, referenciou todo o processo de crescimento da empresa desde duas décadas atrás. “E um fato que a SAS expandiu a interação dentro do marketplace de clouds, iniciado desde os anos 90, e que se construiu ainda mais em 2020, quando levantamos uma parceria estratégica com a Microsoft. Hoje, todos esses nosso clientes contam com a SAS para funcionar como base das inovações de seu meio digital. E com isso, buscamos levar essas inovações para as mãos dos clientes o mais rápido possível”, concluiu Upchurch.
O crescimento das aplicações em nuvem da SAS vem à esteira do anúncio da parceria estratégica entre a empresa e a Microsoft, que se refletiu no lançamento da SAS Viya dentro do marketplace de cloud Azure como uma oferta chamada “Get it now”, aplicando a automação automaticamente, e com pagamento fixado pelo método “pay-as-you-go” por hora usada na solução. A parceira foi premiada com o Global Independent Software Vendor (ISV) em 2022.