Com a pressão da Transformação Digital, muitas companhias não sabem bem por onde começar, nem como criar uma estratégia de digitalização, ou até mesmo fortalecer iniciativas já implantadas. Assim, conhecer melhor o público pode auxiliar na escolha do canal onde as empresas de Varejo devem investir, seja ele físico, online ou ambos.
Para comentar o cenário atual dos e-commerces, do marketing digital e da velocidade das mudanças no setor varejista, o programa Graça Sermoud Entrevista recebe Sandra Turchi, sócia-diretora da Digitalents e responsável pela implantação de uma das primeiras lojas virtuais do Brasil.
Confira a entrevista na íntegra abaixo!
Conflito de gerações e demanda
“Empresas devem ouvir os ‘nativos digitais’ para se manterem atuais”, afirma Sandra Turchi. Segundo ela, muitos gestores ainda não compreendem muito bem os caminhos a serem seguidos para iniciar ou avançar na digitalização e deveriam contar com a opinião da geração Millennial, que já se vê inserida nesse mundo.
De acordo com Sandra, um dos fatores importantes para garantir o sucesso dos negócios é saber o timing correto para adotar a Transformação Digital. Muitos dos líderes acabam perdendo oportunidades e ficam para trás na corrida contra seus concorrentes, uma vez que suas equipes e estratégia se tornam defasados.
Lições para E-commerce
“A empresa precisa conhecer bem o consumidor, sua jornada, e atendê-lo sempre bem, independente do canal”, revela Sandra. Para ela, momento atual do Varejo já não separa públicos nos diversos canais, mas permite diferenciar o mesmo consumidor em várias etapas do processo de compra.
As companhias devem analisar o caminho preferido pelo seu cliente e adaptar-se a ele, atentando-se à usabilidade, simplicidade de processos e agilidade no atendimento. Tudo isso visa abrir portas para clientes que ainda não estão acostumados com as lojas virtuais, criptomoedas e aplicativos em smartphones.
Segundo Sandra, o melhor caminho para sucesso em operações de e-commerce e marketing digital envolve a integração de setores, além do pensamento “all-line”, que combina o online e offline.
Agilidade e logística
De acordo com a especialista, o processo de entrega dos produtos sempre foi um grande desafio para as varejistas. Nessa etapa ainda são discutidos processos e prazos de entrega que muitas empresas não se veem aptas a cumprir, mesmo com a pressão imposta pelo mercado consumidor.
“Veremos muitas mudanças no futuro, visto que muitas das reclamações ainda envolvem a agilidade e precisão na entrega”, afirma Sandra.
Desafio das médias empresas
“Varejistas que se encontram nesse estágio, geralmente possuem o próprio dono no comando das operações, e se ele lidera essa mudança para o digital as coisas acontecem mais rápido”, revela a especialista. Segundo Sandra, mesmo que nesses casos não haja uma equipe dedicada para determinadas funções, é possível contratar no mercado uma consultoria ou serviços para isso.
“Independentemente da idade, é o mindset do tomador de decisão que faz a Transformação Digital acontecer”, completa Sandra.