A King, desenvolvedora britânica de jogos interativos para plataformas móveis, criadora do famoso “Candy Crush Saga”, anunciou a migração de sua operação para a Google Cloud Platform.
A companhia levou os dados de seus mais de 270 milhões de usuários ao redor do mundo para o ambiente de nuvem pública. A mudança tem o objetivo de aproveitar as soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning já utilizadas e reforçar a capacidade de análise de dados por seus engenheiros.
“Na King, acreditamos que jogar é algo que todo mundo gosta e nossa empresa se dedica a criar jogos mágicos e recompensadores para todos, que possam ser curtidos onde quer que as pessoas estejam”, afirma Ricardo Zacconi, CEO da King. “Ao otimizarmos a operação, além de nos mantermos fiéis ao nosso propósito, damos liberdade à nossa equipe para desenvolver novas experiências criativas e inovadoras”, completa.
Até então, a empresa possuía um dos maiores clusters de Hadoop da Europa, processando dois dígitos de petabytes diariamente. Com a migração, a companhia visa alcançar um patamar operacional de recursos disponíveis que o mercado não conseguia suprir, além de revigorar sua reputação como uma companhia de vanguarda na Europa.
“A King tem sido uma líder na entrega de deliciosas experiências em games para plataformas móveis a milhares de jogadores ao redor do mundo. A empresa vai continuar a inovar e demonstrar sua posição de liderança no cenário global pelo uso de big data, IA e machine learning, dando aos seus engenheiros a próxima geração de ferramentas para construir grandes projetos”, afirma Sunil Rayan, diretor da área de Gaming de Google Cloud.
No Brasil, o game ainda é o mais querido entre os entusiastas desse tipo de aplicativo. A mais recente pesquisa Panorama, que mede os hábitos de uso de apps entre os brasileiros, apontou que o Candy Crush é o jogo mais popular, responsável por 10% dos downloads de aplicativos desta categoria no País.
O dado endossa conclusão da edição de 2018 da pesquisa Game Brasil, que mede a relação dos brasileiros especificamente com jogos eletrônicos: 76,4% dos participantes afirmaram que os aplicativos que mais baixam em seus smartphones são os de jogos.