A demanda por eletricidade de Data Centers em todo o mundo deve crescer 16% em 2025 e dobrar até 2030, de acordo com o Gartner. A pesquisa mostra que em 2025, os servidores otimizados para IA devem representar 21% do consumo total de energia dos Data Centers e 44% até 2030. Em 2030, eles representarão 64% da demanda incremental de energia dos Data Centers.
O relatório mostra que regionalmente, os Estados Unidos e a China responderão por mais de dois terços da demanda de eletricidade de Data Centers, com a China em melhor posição devido a servidores mais eficientes em termos energéticos e um planejamento de infraestrutura superior. O consumo de eletricidade dos Data Centers dos Estados Unidos está projetado para aumentar de 4% para 7,8% do consumo regional entre 2025 e 2030, enquanto a Europa aumentará de 2,7% para 5%. O crescimento na China e na Ásia/Pacífico deverá ser mais moderado
“Embora os servidores convencionais e a infraestrutura de suporte contribuam para o consumo geral de eletricidade dos Data Centers, o rápido aumento dos servidores otimizados para Inteligência Artificial (IA) está impulsionando o aumento no consumo de energia dos Data Centers”, diz Linglan Wang, Diretor de Pesquisa do Gartner.
De acordo com a análise, o cenário em que os combustíveis fósseis dominam a geração de energia no local, não é sustentável. Novas alternativas de energia limpa no local, como hidrogênio verde, energia geotérmica e pequenos reatores modulares (SMRs), estão começando a surgir e se tornarão alternativas viáveis de combustível para microrredes de Data Centers até o final da década.
“No curto prazo, o gás natural liderará como a principal fonte de energia para os Data Centers”, diz Tony Harvey, Vice-Presidente Analista do Gartner. “No entanto, nos próximos 3 a 5 anos, prevemos um rápido crescimento dos sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) para equilibrar as flutuações da energia solar e eólica. Embora as microrredes geotérmicas sejam muito promissoras, seus altos custos iniciais e os desafios de licenciamento provavelmente as manterão como uma opção de nicho por enquanto.”


